Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

05/06/2020 - Trânsito
Em sexta-feira chuvosa, GMF atende 26 acidentes no trânsito
Chuva é fator complicador das condições de tráfego, mas desatenção dos condutores e direção perigosa ainda são as maiores causas.

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Em sexta-feira chuvosa, GMF atende 26 acidentes no trânsito

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) informa que prestou 26 atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito em um espaço de tempo de aproximadamente, 12 horas. De acordo com a GMF, a chuva é um fator complicador das condições de tráfego, mas a causa principal dos acidentes é a desatenção dos condutores ao volante. Colisão traseira é o tipo de acidente mais comum já que o excesso de velocidade e tráfego em desacordo com a distância segura em relação ao condutor do veículo à frente combinados, impossibilitam o ato de frear a tempo em caso de necessidade.

“Mesmo em dias sem chuva, a orientação é que o condutor sempre cumpra com o distanciamento seguro. Ao dirigir, o condutor deve olhar para o carro da frente e verificar se consegue enxergar os pneus traseiros. Se sim, já é um indicativo de segurança a mais. E lembrando que, à medida que a velocidade aumenta, essa distância entre um veículo e outro também deve ser ampliada”, explica o subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Pastrana.

Como proceder em caso de acidentes
Em casos de ocorrências no trânsito, a Guarda Municipal de Florianópolis pode ser acionada pelo telefone 153. Outra postura nessa situação é referente aos condutores envolvidos. Nenhum pode se retirar do local sem prestar suporte ao outro motorista envolvido, além de, quando possível, colaborar com a retirada do veículo da pista. Caso isto ocorra e se configure em infração, o infrator pode ser punido por crime de evasão. Após os atendimentos necessários, os agentes da GMF registram boletim e geram a ocorrência. O documento pode ser requisitado pelas partes envolvidas a qualquer momento para fins legais.