Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

31/10/2018 - Segurança
Mega operação apreende milhares de produtos ilegais no comércio estabelecido na Capital
Ação contou com cerca de 100 agentes dos órgãos Federal, Estadual e Municipal

foto/divulgação: PMF

Mega operaçã

Começou na tarde desta terça-feira (30), uma mega operação integrada envolvendo mais de 100 agentes dos órgãos Federal, Estadual e Municipal. A ação de fiscalização apreendeu milhares de produtos ilegais que estavam sendo comercializados em galerias no Centro de Florianópolis. Cerca de 10 mil produtos entre roupas, sapatos e eletrônicos foram apreendidos em três galerias, uma na Álvaro de Carvalho, outra na Rua Conselheiro Mafra e uma terceira Rua Deodoro. Sendo que nesta última, foi necessário interditar o local devido à quantidade de produtos irregulares. Há fiscais no local para impedir o acesso no local.

 

“O valor estimado de apreensão somente de confecções e calçados é de R$ 900mi a R$ 1 milhão de reais, fora os produtos de eletroeletrônicos, nacionais e importados, que o INMETRO apreendeu”, ressalta o presidente do Cecop (Conselho Estadual de Combate à Pirataria), Jair Schmitt. Ainda de acordo com Schmitt, o Cecop tem como principal meta a organização e a união de esforços com demais órgãos do poder público no sentido de fazer combate efetivo contra a pirataria. O trabalho desenvolvido pelo conselho abrange três vertentes: institucional, educacional e a repressiva.

A CDL de Florianópolis comenta a operação da força-tarefa que visa combater à pirataria, contrabando e sonegação fiscal. “É uma pena, pois poderíamos ter um comércio formal de maneira igual, mas temos empreendedores num caminho que é prejudicial e precisa ser combatido. Apoiamos todas as forças do governo e incentivamos que façam a fiscalização da concorrência desleal porque é uma questão de ordem, justiça e de hombridade”, salienta o presidente da CDL, Lidomar Bison.

 

Força-tarefa


A força-tarefa contou com efetivo de diversos órgãos para fiscalizar os estabelecimentos que praticam comércio irregular e ilegal no Centro da cidade.

 

Para a Secretária de Segurança Pública de Florianópolis, Maryanne Mattos, a Guarda Municipal estrou com total apoio juntamente com a Polícia Militar para garantir a segurança no entorno dos estabelecimentos que foram fiscalizados. “O intuito é fazer uma cidade pautada na legalidade. Sempre que tiver ações que podemos unir forças para que se mantenha a legalidade em todas as áreas na cidade, nós seremos parceiros”, afirma Mattos.

 

A ação foi coordenada pelo Cecop e contou com a participação dos seguintes órgãos: Guarda Municipal, Superintendência de Serviços Públicos, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Federal, Ministério Público de Santa Catarina, Procon Estadual, Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), Secretaria Estadual da Fazenda e IMEPPI – Instituto Meirelles.