Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública

23/11/2020 - Segurança
Guarda Municipal prepara estratégias de fiscalização para Black Friday

foto/divulgação: Arquivo GMF

Equipes ficarão em locais de maior movimento de comércio.

Nesta sexta-feira, 27 de novembro, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal, intensifica a fiscalização em pontos de comércio para a Black Friday. O intuito da ação é proporcionar maior segurança para a população realizar compras na última sexta-feira do mês de novembro, em que tradicionalmente os descontos em todas as lojas são maiores, o que atrai mais consumidores do que o habitual.
 
Durante todo o dia os agentes da GMF ficarão em pontos estratégicos de maior movimentação do comércio na região Central e nos maiores bairros da Capital, que possuem muitas lojas com grande fluxo de pessoas.
 
A operação ocorre por meio de três estratégias. A primeira é a fiscalização pessoalmente nos pontos citados. Além disso, as equipes também contarão com apoio do sistema de videomonitoramento, em que os agentes internos auxiliam quem está trabalhando nas ruas. O terceiro ponto de apoio da Guarda Municipal é o Projeto Guardião, que tem um canal direto com os comerciantes e com a população, para que possam acionar rapidamente as autoridades caso tenham suspeita ou confirmação de furtos ou roubos nos locais próximos a comércios.
 
Mesmo com o período em que se espera maior movimento nas lojas por conta da Black Friday, a Guarda Municipal também estará fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias e decreto por parte dos comerciantes e da população, para que o momento de compras seja seguro e não gere aglomerações e risco de contágio do novo Coronavírus. A orientação é que apenas uma pessoa por família vá às compras e que qualquer pessoa que possua sintomas relacionados à Covid-19 não saia de casa.