Floripa Se Liga Na Rede

05/02/2020 - Se Liga na Rede
Floripa Se Liga Na Rede ultrapassa as 300 inspeções no Centro de Florianópolis

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Floripa Se Liga Na Rede ultrapassa as 300 inspeções no Centro de Florianópolis

Começando o terceiro mês de atuação no Centro de Florianópolis, com foco na região da Beira-Mar Norte, o Floripa Se Liga Na Rede já ultrapassou, no bairro, a marca de 300 inspeções.


Ao todo, de 26/11 até a primeira semana de fevereiro, foram 303 imóveis inspecionados -- entre edifícios residenciais e comerciais de grande porte, hotéis, escolas, restaurantes, casas. Outros 818 já receberam comunicado para agendar a inspeção do programa.


Os números são expressivos porque o Se Liga Na Rede realiza testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias. Assim, a depender do porte do edifício, os pontos testados -- pias, tanques, ralos, vasos sanitários -- podem ultrapassar a centena, com a vistoria tomando um dia todo da equipe técnica do programa.


É um trabalho metódico que está constatando volume considerável de irregularidades nas proximidades da Beira-Mar Norte: esgoto conectado à rede pluvial, ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão, água pluvial conectada à rede de esgoto, entre outras inadequações.


Hoje, mais de 90% dos imóveis da região apresentam algum tipo de problema relacionado a esgoto. A taxa tende a diminuir com o tempo: alguns moradores já realizaram as obras de adequação dentro do prazo e estão agendando retorno do Se Liga para comprovar que agora estão regulares.


Assim, cumpre-se o objetivo principal do programa: não apenas fazer o diagnóstico do bairro, mas alertar o morador sobre a dimensão do problema causado pelo esgoto irregular e lhe dar a oportunidade para regularizar, com prazo e orientação técnica gratuita, as ligações sanitárias do seu imóvel.