Floripa Se Liga Na Rede

10/06/2020 - Se Liga na Rede
Após retorno à Lagoa da Conceição, Floripa Se Liga Na Rede inicia inspeções em Coqueiros
Programa vai primeiramente inspecionar, no bairro do Continente, imóveis próximos à Praia do Meio

foto/divulgação: Rudson Ricardo/Floripa Se Liga Na Rede

Técnicos do programa distribuíram comunicados e já fizeram as primeiras inspeções no bairro

O Floripa Se Liga Na Rede deu início, nesta semana, às inspeções em condomínios, estabelecimentos comerciais e casas de Coqueiros, no Continente, expandindo a sua área de atuação depois da retomada das ações contra esgoto irregular na Lagoa da Conceição.

 

Com o retorno à área continental, depois de passar por Abraão e Bom Abrigo, o programa da Prefeitura de Florianópolis e da Casan encontra-se hoje com equipes fixas em quatro bairros da capital: além dos já citados, está presente, com inspeções diárias, no Centro e em Ponta das Canas. 

 

Em Coqueiros, o programa terá como foco inicial os imóveis localizados na região próxima à Praia do Meio. A partir de solicitação dos moradores do local, funcionários da PMF, com apoio de força-tarefa do Grupo Sanear Floripa, sugaram com caminhão hidrojato a rede pluvial da Rua General Estilac Real, desobstruindo a saída da drenagem para o mar.

 

O Floripa Se Liga Na Rede vem agora fazer um pente-fino nas ligações sanitárias da área para identificar os responsáveis pelo possível lançamento irregular de esgoto e, com isso, promover a sua regularização.

 

“A correta ligação do imóvel à rede coletora é de responsabilidade do morador. Por toda a cidade nos deparamos com irregularidades graves. Desobstruir a drenagem é um indicativo de que há ligações irregulares no local. É necessário que as pessoas entendam e se conscientizem da importância de se ligar na rede”, afirma a engenheira sanitarista Sara Toscan Camargo, Gerente de Saneamento da PMF.


Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o Floripa Se Liga Na Rede oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora. O agendamento da inspeção fica a cargo do morador ou proprietário.

 
Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica sobre como fazer a regularização – que será comprovada e registrada em visita posterior. Trata-se de uma oportunidade de regularizar as ligações sanitárias antecipando-se às ações de fiscalização e a consequentes multas, lacres e autuações. 


Na semana passada, a equipe do programa começou a entrega de comunicados a moradores e proprietários de Coqueiros, solicitando o agendamento da inspeção. Já há vistorias marcadas, em condomínios e estabelecimentos de grande porte, para os próximos dias e a semana que vem.


O Floripa Se Liga Na Rede já atuou, entre 2018 e 2019, em outros dois bairros do Continente: Bom Abrigo e Abraão. No primeiro, o programa, executado pela ECHOA Engenharia, fez 116 inspeções; no segundo, foram 390.

 
O programa

 

Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías. 


O Floripa Se Liga Na Rede atende a regiões específicas da cidade por vez, sempre onde há rede coletora. Para agendar uma inspeção gratuita em casa, empresa ou comércio de rua, nos bairros atualmente atendidos pelo programa, basta enviar mensagem para (48) 98821-6499 (WhatsApp). 


Em prédio residencial ou comercial, o recomendável é procurar o síndico ou o responsável pela gestão do condomínio, uma vez que a vistoria, nesse caso, é mais complexa, e a equipe precisará ter acesso a diferentes partes do edifício.