Floripa Se Liga Na Rede

07/07/2020 - Se Liga na Rede
Floripa Se Liga Na Rede alcança 800 inspeções de esgoto no Centro, com irregularidades em 88% dos imóveis
Problemas relacionados à caixa de gordura são os mais comuns; esgoto na pluvial é encontrado em 10% dos casos

foto/divulgação: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede

Técnico do Se Liga Na Rede em inspeção no Centro de Florianópolis

Chegando à marca de 800 inspeções no Centro de Florianópolis, o Floripa Se Liga Na Rede registra, em balanço atualizado, taxa de 88% dos imóveis do bairro com algum tipo de irregularidade nas ligações de esgoto. 


Os problemas sanitários mais comuns detectados pelo programa, repetindo-se em mais da metade dos imóveis inspecionados, estão relacionados à caixa de gordura, principalmente pela ausência do dispositivo, mas também pelo subdimensionamento ou inconformidade com as normas técnicas. 


Esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, uma das irregularidades mais graves, considerada crime ambiental pela legislação em vigor, é encontrado em cerca de 10% das inspeções do Floripa Se Liga Na Rede no Centro.


Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías. 


Com os trabalhos iniciados em novembro de 2019, a partir da Beira-Mar Norte, o programa da Prefeitura de Florianópolis, realizado em parceria com a Casan e executado pela ECHOA Engenharia, inspecionou, até ontem (6/7), 796 imóveis, dos quais 117 são "retornos" – quando o proprietário, concluídas as obras de adequação, agenda nova inspeção para que a equipe confirme se o imóvel está regular. 


Nem todo retorno, porém, significa regularidade – o número absoluto de imóveis regulares é menor que o de 2ª inspeções, o que indica que, em alguns casos, as obras não corrigiram por completo, conforme as orientações da equipe técnica, as ligações sanitárias.


No cálculo do Floripa Se Liga Na Rede, um imóvel, independentemente do seu tamanho, equivale a 1 inspeção. Assim, uma casa e um shopping center têm o mesmo valor no balanço total: 1 inspeção. 


Vale ressaltar que o programa testa todos os pontos hidráulicos – pias, tanques, ralos, vasos sanitários –, fazendo com que a inspeção de uma casa leve menos de uma manhã para ser finalizada, enquanto que um shopping center, ou um colégio de grande porte, pode tomar uma semana ou mais. Nessa linha, um prédio com mais de 10 andares, algo comum no Centro de Florianópolis, é geralmente inspecionado ao longo de um a dois dias.


Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o Floripa Se Liga Na Rede oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora. O agendamento da inspeção fica a cargo do morador ou proprietário. 


Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica do programa sobre como fazer a regularização – que será comprovada e registrada em visita posterior. Trata-se de uma oportunidade de regularizar as ligações sanitárias antecipando-se às ações de fiscalização e a consequentes multas, lacres e autuações.


Ponta das Canas, Lagoa da Conceição e Coqueiros


As equipes do Floripa Se Liga Na Rede encontram-se, além do Centro, em Ponta das Canas (Norte da Ilha), Lagoa da Conceição (Leste) e Coqueiros (Continente), com inspeções diárias nos três bairros. Os respectivos balanços serão divulgados ao longo desta e da próxima semana. O programa atende a regiões específicas da cidade por vez, sempre onde há rede coletora.