Floripa Se Liga Na Rede

24/08/2018 - Se Liga na Rede
Floripa Se Liga Na Rede oferece capacitação gratuita para regularizações de imóveis
Curso é voltado para empresas e instaladores hidráulicos, encanadores e pedreiros

foto/divulgação: Marcone Tavella

Curso terá aula teórica e prática

O Floripa Se Liga Na Rede, programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) em parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), está com inscrições abertas para empresas e profissionais autônomos que queiram participar do curso técnico "Como fazer a ligação de esgoto do imóvel à rede da Casan".

 

A capacitação gratuita, voltada para instaladores hidráulicos, encanadores e pedreiros, vai ser realizada no dia 28 de agosto, com aula teórica no auditório da Aresc, das 8h às 12h, e aula prática na Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Insular, das 13h às 17h.

 

O objetivo do curso é habilitar empresas e profissionais autônomos para realizar serviços de regularização das instalações prediais de esgoto dos imóveis inspecionados pelo Floripa Se Liga Na Rede. Serão disponibilizadas, primeiramente, 40 vagas e os participantes vão receber um certificado ao final da capacitação.

 

Sobre o Programa

 

Lançado na quinta-feira (23), a nova fase do Floripa Se Liga Na Rede visa promover a interligação de todos os imóveis (residenciais e comerciais) atendidos por rede pública de esgoto e eliminar as inadequações nas instalações prediais que possam causar prejuízo ao sistema.

 

Atuando de forma conjunta, estratégica, planejada e itinerante, com técnicos da Diretoria de Saneamento, da Vigilância Sanitária, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram) e da Casan, o programa faz a inspeção de ligações de esgotamento sanitário e pluviais dos imóveis, além de orientar e oferecer condições para que o cidadão possa se regularizar.

 

Cartão de Crédito Se Liga Na Rede

 

Ideia do Prefeito Gean Loureiro durante a campanha de 2016 e formatado por encomenda da CASAN, o Cartão de Crédito Se Liga na Rede foi modelado pela Caixa Federal de forma exclusiva para Santa Catarina. No passado houve iniciativas que parcelavam os custos de obras de esgoto, mas beneficiavam somente famílias de baixa renda. Com o Cartão Se Liga Na Rede, todo morador de Florianópolis poderá ter acesso ao financiamento para pagar o profissional responsável pela ligação de esgoto ou para comprar os materiais necessários à obra. O crédito de até R$ 5 mil poderá ser parcelado em até 60 vezes. A quitação poderá ser feita parceladamente junto com a fatura de água da CASAN.

 

Eventos Regionais

 

Em uma aproximação do poder público com o munícipe, o Programa Floripa Se Liga Na Rede promove ações para sensibilizar a população quanto aos benefícios e a melhora das condições ambientais, sanitárias e da qualidade de vida dos munícipes em decorrência da regularização.

 

Seguindo um cronograma que prioriza inicialmente localidades ainda não atendidas pelo programa, os eventos regionais vão aproximar o poder público da população. Os bairros receberão bases provisórias do programa e, a partir delas, as equipes de trabalho vão orientar os moradores sobre a importância de se regularizarem, ao mesmo tempo em que irão inspecionar todas as residências e comércios da região. Após os trabalhos de regularização, uma etapa de fiscalização em massa será realizada pelas equipes da CASAN, Visa e Floram.

 

Lançado em 2013, o Programa Floripa Se Liga Na Rede está em uma segunda fase desde o primeiro semestre de 2018.