Floripa Se Liga Na Rede

13/12/2019 - Se Liga na Rede
Proprietários dos Ingleses e do Centro são multados por crime ambiental em blitz contra esgoto irregular
Prefeitura solicitou lacre de três ligações clandestinas no Norte da Ilha contectadas à rede pluvial

foto/divulgação: Diego Berselli

Pela sétima semana, força-tarefa fiscalizou imóveis com esgoto na rede de drenagem

Com ações de fiscalizações no Norte da Ilha e no Centro, agentes da Prefeitura e da Casan multaram e autuaram, nesta semana, proprietários de imóveis com ligações irregulares de esgoto, dois deles por crime ambiental. Pela sétima semana seguida, a Blitz do Grupo Sanear encontrou e agiu contra casos – espalhados por diferentes bairros e regiões de Florianópolis – de esgoto lançado na rede pluvial.


Nos Ingleses, os três condomínios fiscalizados pela força-tarefa apresentavam esta irregularidade. Situados na Rua Ambrósio Marques da Rosas, dois possuíam fossa sumidouro extravasando na rua e na drenagem pluvial; o terceiro, único ligado à rede coletora, tinha o esgoto de máquinas de lavar e tanques despejado junto à água da chuva. A Prefeitura pediu o lacre das ligações clandestinas.

 

Além dos três lacres, a Vigilância em Saúde autuou os proprietários para que adequem os respectivas sistemas e requereu a apresentação do Habite-se – um dos imóveis terá também que apresentar laudo de potabilidade de água. O dono do condomínio conectado à rede foi multado por crime ambiental.

 

Nos demais dias de ação conjunta contra esgoto irregular, a Blitz do Grupo Sanear – formada por fiscais e técnicos da Casan, Secretaria de Infraestrutura, Vigilância em Saúde, Floram e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo programa Floripa Se Liga Na Rede – fiscalizou imóveis em Canasvieiras e no Centro. 


A força-tarefa atendeu a três demandas em Canasvieiras. Em dois hotéis, a Floram e a Vigilância em Saúde intimaram os proprietários a apresentar regularização do Floripa Se Liga na Rede – programa que está no bairro e oferece consultoria técnica gratuita para verificar se as ligações sanitárias do imóvel têm destinação correta. Ambos terão que agendar inspeção com a equipe técnica do programa, corrigir eventuais irregularidades e comprovar, depois, a regularidade. 


No Centro, o caso mais grave se deu na Rua Major Costa: uma casa lançava esgoto do tanque, da máquina de lavar e da pia de cozinha diretamente na rede de drenagem pluvial, causando também vazamento de efluentes na calçada. O proprietário foi multado por crime ambiental pela Floram – o Decreto Federal n. 6.514/08 determina valor de no mínimo R$ 5.000,00 – e autuado pela Vigilância em Saúde por conta do extravasamento.


Blitz Sanear

  
A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. 


Com mais de 50 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear – conhecida anteriormente como Blitz Se Liga Na Rede – já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações no Campeche, Centro e Santinho.