Floripa Se Liga Na Rede

20/12/2019 - Se Liga na Rede
Nove em cada dez imóveis inspecionados pelo Se Liga Na Rede na região da Beira-Mar Norte têm esgoto irregular
Problemas encontrados em prédios, casas e comércios vão de esgoto na rede pluvial, crime ambiental, à ausência de caixa de gordura

foto/divulgação: Floripa Se Liga Na Rede

Números do Se Liga Na Rede indicam 92% de imóveis irregulares em primeira inspeção

Completando três semanas de atuação, os primeiros resultados do Floripa Se Liga Na Rede na região da Beira-Mar Norte apontam que nove em cada dez imóveis inspecionados apresentam algum tipo de irregularidade em suas ligações de esgoto. 

 

Nos prédios, casas e comércios já recebidos pelo programa, a equipe técnica identificou uma série de problemas: desde esgoto direto na rede pluvial – crime ambiental que sobrecarrega com efluentes a água da chuva tratada na URA e lançada na Baía Norte – à ausência de caixa de gordura, inadequação mais comum. 

 

Levantamento preliminar indica taxa de 92% de irregularidades na Beira-Mar Norte e proximidades – número mais elevado que o dos bairros previamente atendidos pelo programa: Bom Abrigo, Abraão e Ponta das Canas. De quase 90 imóveis, apenas 4 tinham todas as ligações sanitárias regulares em primeira inspeção. 

 

“O Centro, como mostram as informações do Se Liga, se encontra em uma situação bastante delicada com relação às instalações sanitárias”, afirma Fábio Ritzmann, Superintendente de Habitação e Saneamento e coordenador-geral do programa. “A fiscalização ostensiva irá trabalhar na sequência e será extremamente rigorosa. A determinação, com os grandes poluidores, é de tolerância zero”. 

 

Na região central, a atuação do Se Liga Na Rede começou concentrada em área específica: o polígono delimitado por Beira-Mar Norte, avenidas Mauro Ramos e Trompowsky, Rua Ferreira Lima e Travessa Carreirão (veja o mapa abaixo). Nela, mais de 300 imóveis já receberam o comunicado oficial do programa. A expansão geográfica será progressiva, com novas áreas de trabalho abertas continuamente. 

 

Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o Se Liga Na Rede oferece, além da consultoria gratuita, prazo para que o proprietário possa se regularizar. Após as adequações, a equipe volta ao imóvel para comprovar a regularidade – os primeiros retornos, na Beira-Mar Norte, já foram agendados.

 

“A efetividade do programa está ligada não apenas ao número de inspeções, mas principalmente à correção das irregularidades”, afirma o engenheiro sanitarista Vinicius Ragghianti, da ECHOA Engenharia, empresa responsável pela execução do Se Liga Na Rede. “Sem a regularização, o processo fica incompleto”. 

 

Como e por que agendar

 

Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías. 

 

O Floripa Se Liga Na Rede atende a regiões específicas da cidade por vez, sempre onde há rede coletora. Para agendar uma inspeção gratuita em casa, empresa ou comércio de rua, basta entrar em contato pelo telefone (48) 98821-6499. Em prédio residencial ou comercial, o recomendável é procurar o síndico ou o responsável pela gestão do condomínio, uma vez que a vistoria, nesse caso, é mais complexa, e a equipe do programa precisará ter acesso a diferentes partes do edifício.


galeria de imagens