Floripa Se Liga Na Rede

18/05/2020 - Se Liga na Rede
Floripa Se Liga Na Rede: 90% dos imóveis inspecionados no Centro apresentam alguma irregularidade nas ligações de esgoto
Retomadas com medidas extras de segurança, já são quase 600 inspeções do programa na região central de Florianópolis

foto/divulgação: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede

Floripa Se Liga Na Rede já realizou quase 600 inspeções apenas no Centro de Florianópolis

Com atividades retomadas em 27/04, após mais de um mês de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, levantamento atualizado do Floripa Se Liga Na Rede aponta que, dos 582 imóveis já inspecionados no Centro de Florianópolis, 90% apresentam algum tipo de irregularidade em suas ligações de esgoto.


Além dos imóveis inspecionados, 1.223 receberam um ou mais comunicados oficiais solicitando o agendamento de vistoria na rede de esgoto. São mais, portanto, de 1.800 imóveis vistoriados ou comunicados desde a última semana de novembro de 2019, quando começaram os trabalhos na região central da capital.


O Floripa Se Liga Na Rede retomou inspeções adotando uma série de medidas e diretrizes de segurança, com vistas à proteção e à saúde da equipe técnica e dos moradores que venham a receber o programa em sua residência ou comércio durante a pandemia.


Inclui-se, na conta de imóveis inspecionados pelo Floripa Se Liga Na Rede, shoppings centers, hotéis, condomínios, prédios comerciais, lojas, casas, restaurantes, instituições de ensino – num trabalho que começou nas proximidades da Beira-Mar Norte e já chega às avenidas Rio Branco e Mauro Ramos.


O programa realiza testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias. Assim, a depender do porte do edifício, os pontos testados – pias, tanques, ralos, vasos sanitários – podem ultrapassar a centena, com a vistoria tomando um dia todo, ou até mais, da equipe técnica. 


É um trabalho metódico que detecta volume considerável de irregularidades: esgoto conectado à rede pluvial, ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão, água pluvial conectada à rede de esgoto, entre outras inadequações.


Se hoje cerca de 9 em cada 10 imóveis inspecionados no Centro apresentam algum problema relacionado ao esgoto, a taxa tende a diminuir com o tempo: alguns moradores já realizaram as obras de adequação dentro do prazo oferecido pelo programa e estão agendando retorno para comprovar que encontram-se regulares.


Assim, cumpre-se o objetivo principal do Floripa Se Liga Na Rede: além de fazer o diagnóstico do bairro, alertar o morador sobre a dimensão do problema causado pelo esgoto irregular e lhe dar a oportunidade para regularizar, com prazo e orientação técnica gratuita, as ligações sanitárias do seu imóvel.


“A efetividade do programa está ligada não apenas ao número de inspeções, mas principalmente à correção das irregularidades”, afirma a engenheira sanitarista Thauana Mendes Vieira, da ECHOA Engenharia, empresa responsável pela execução do Floripa Se Liga Na Rede. “Sem a regularização, o processo fica incompleto”. 


O programa

 

Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías. 


O Floripa Se Liga Na Rede atende a regiões específicas da cidade por vez, sempre onde há rede coletora. Atualmente, o programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, realizado em parceria com a Casan, está presente no Centro e em Ponta das Canas. 


Para agendar uma inspeção gratuita, basta enviar mensagem para o telefone (48) 98821-6499 (WhatsApp).