Floripa Se Liga Na Rede

12/06/2020 - Se Liga na Rede
Prefeitura fiscaliza estabelecimento comercial na Lagoa da Conceição com esgoto irregular
Operações da semana renderam lacres de ligações clandestinas no Córrego Grande e em Santo Antônio de Lisboa

foto/divulgação: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Intendência abre via para lacrar ligação irregular em Santo Antônio de Lisboa

A Prefeitura Municipal de Florianópolis fiscalizou, na manhã de hoje (12/06), estabelecimento comercial na Lagoa da Conceição flagrado com esgoto irregular por conta de uma caixa de passagem quebrada. Obras de adequação estavam em andamento quando a equipe da PMF, com fiscais da Vigilância Sanitária e da Floram, chegou ao empreendimento.


Localizado na Rua Henrique Veras do Nascimento, no Centrinho da Lagoa, o estabelecimento já havia sido notificado pela Vigilância Sanitária, que esteve no local em fins de maio, para limpeza e adequação de caixas de gordura e impermeabilização de uma caixa de passagem.

 
Testes posteriores realizados pelo Floripa Se Liga Na Rede identificaram que caixas de gordura de duas pias e de um tanque estavam ligadas em caixa de passagem estourada, que fazia chegar o seu conteúdo à rede de drenagem pluvial.

 
Na fiscalização de hoje, a caixa estava sendo reparada, o lançamento interrompido e o imóvel se regularizando – do contrário, haveria interdição e multa.

 
Ao mesmo tempo, no Centrinho e na Avenida das Rendeiras, a Casan realizava testes de fumaça para identificar ligações irregulares em imóveis do entorno e possíveis problemas na rede coletora. Desde o início de junho, o Floripa Se Liga Na Rede encontra-se com duas equipes fixas na Lagoa da Conceição, inspecionando diariamente casas e estabelecimentos comerciais.


Em outro ponto da cidade, também na manhã de hoje, ligações clandestinas foram lacradas no Córrego Grande. Depois de detectar um vazamento no fim da rua Carlos Loureiro da Luz, diretamente na calçada, oriundo de tubulação antiga instalada pelos moradores, a Intendência do local abriu o pavimento e efetuou o lacre.


Proprietários foram notificados a ligar seus imóveis à rede coletora de esgoto que passa na rua – ligação que é de responsabilidade, quando há rede ativa, do próprio morador.

 
Operações da semana – A força-tarefa do Grupo Sanear Floripa – formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – fez operações de fiscalização, ao longo da semana, em imóveis de Santo Antônio de Lisboa e Córrego Grande.


No primeiro bairro, detectou-se esgoto na rede de drenagem da Servidão Manoel José Pereira. Para cessar a poluição e lançamento irregular, a Intendência abriu parte da calçada para efetuar o lacre da tubulação. A Floram também notificou um conjunto de casas na Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade para que comprovasse a limpeza do sistema sanitário.


No Córrego Grande, cinco casas foram notificadas pela Vigilância Sanitária para que se regularizem ligando-se à rede de coletora. Nesta operação, realizada na terça-feira (09/06), houve a identificação do vazamento na rua Carlos Loureiro da Luz – lacrado hoje pela manhã.


Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 70 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações em Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus e Coqueiros.