Secretaria Municipal de Assistência Social

home >

Apresentação CMPPJ

Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude

Avenida Mauro Ramos, 224 - 1º andar

Centro CEP 88020-301 - Florianópolis/SC

Telefone 3251-6205

coordenadoriadajuventude@pmf.sc.gov.br

 

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicaspara a Juventude é um órgão vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito Municipal, contudo, utiliza a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O que é a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude?

A Coordenadoria da Juventude é um órgão municipal, ligado ao Gabinete do Prefeito, e foi criada para atender às necessidades dos jovens Florianopolitanos. Funciona como meio de comunicação entre a prefeitura e os jovens da cidade.

Missão

A Coordenadoria da Juventude é um órgão municipal, ligado ao Gabinete do Prefeito, e foi criada para atender às necessidades dos jovens Florianopolitanos.

Visão

Ser uma instituição com credibilidade na política integral de juventude, que cuida pelo cumprimento da Lei Geral de Juventude, buscando reconhecimento nacional neste segmento.

Objetivos

Articular o conjunto das políticas públicas da Prefeitura que, de alguma forma atinja a juventude, com as diversas Secretarias e órgãos do governo, construindo uma ação transversal e integrada, que perpasse o conjunto de áreas e programas da administração.

É importante não só criar políticas específicas, bem como, possibilitar o acesso às já existentes.

A importância da Juventude

É na juventude que uma sociedade deposita as maiores esperanças de vivermos em um mundo melhor no futuro. Por outro lado, é também neste segmento, de 15 a 29 anos, que infelizmente encontramos mais ocorrências dos principais problemas da atualidade.

O que são Políticas Públicas para a Juventude?

A necessidade de propor políticas públicas para a Juventude na elaboração, implementação e avaliação, tem como tarefa abrir caminhos para a concretização dos direitos dos jovens.

Considerar as políticas públicas para a juventude como ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, é um equívoco, pois os jovens são o futuro de todos nós, sendo que as ações geram conseqüências em toda comunidade, beneficiando toda a família, melhorando a qualidade de vida nas cidades, diminuindo a criminalidade e contribuindo para a economia em geral.

Os incentivos ao esporte por meio de apoio aos atletas, na construção de centros esportivos e parques, são ações originadas das políticas públicas para a juventude, que geram excelentes resultados para a saúde e para a qualidade de vida.