Secretaria Municipal de Assistência Social

15/03/2019 - Social
Oficina do Cras Capoeiras ensina sobre importância do aleitamento materno, cuidados e vínculo com o bebê

foto/divulgação: Ana Schoeller Pereira

Oficina para mamãe e bebê

A Prefeitura de Florianópolis por meio da secretaria de Assistência Social ofereceu no Cras Capoeiras, uma oficina sobre cuidado e vínculo para mamães de bebês de até um ano. O encontro foi realizado em parceria entre o Cras Capoeiras, Pastoral da Saúde e Hospital Infantil Joana de Gusmão. A oficina contou com a presença da nutricionista e servidora do Hospital Infantil Jacqueline Souza que discutiu sobre a importância do aleitamento e alimentação das mães neste período esclarecendo dúvidas sobre o assunto. A psicóloga do Cras Capoeiras, Liliana Budag Becker uma das idealizadoras da oficina, também participou da ação, conversando sobre os cuidados e vínculos desenvolvidos entre mãe e filho. 


Durante a oficina, os participantes confeccionaram travesseiros com ervas e plantas que auxiliam os bebês em problemas como cólica e agitação. Essa foi a primeira oficina que Imara, mamãe do sorridente e agitado, Otto de 8 meses, participou. “Achei super esclarecedora a palestra da nutricionista sobre a amamentação e de como é importante o aleitamento materno para a mamãe e o bebê. Amei saber sobre ervas que acalmam o bebê e fazer o travesseirinho. Me senti muito acolhida”, contou.


O Cras Capoeiras, atende os bairros Capoeiras, Jardim Ilha Continente, Morro da Caixa, Abraão, Coqueiros, Itaguaçu, Vila Aparecida e Bom Abrigo. No local, são realizados encaminhamentos, atendimento psicológico, programas para o atendimento das políticas de assistência social, além de atividades individuais e coletivas que incentivam o fortalecimento de vínculos familiares e sociais.