Secretaria Municipal de Assistência Social

06/06/2019 - Social
Prefeitura de Florianópolis inaugura Jardim Feliz Idade no Parque do Córrego Grande

foto/divulgação: Chaiana Muller/PMF

Jardim do Floripa Feliz Idade

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou na tarde desta quarta-feira, 5, o Jardim da Feliz Idade no Parque do Córrego Grande. A ação marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente. O primeiro plantio foi feito pelo grupo Horto Florestal, um dos mais de 100 grupos cadastrados no programa Floripa Feliz Idade da Prefeitura de Florianópolis. Foi fundado em 14 de setembro de 2002 e desde então se encontra semanalmente com atividades de esporte e lazer, aproveitando o espaço do parque. Os encontros acontecem durante todas as quartas-feiras, das 13h30 até às 17h. 


A coordenadora do grupo Elita Tzelikis Regis conta que muitos idosos entraram no local com depressão e encontraram ali amigos e um local com muita energia para frequentar. “A gente gosta de estar em contato com a natureza e nos dá energia. Eu amo a natureza, o espaço é abençoado. As pessoas têm o mesmo sentimento de amor por esse lugar, amamos estar aqui,” afirma.


 O primeiro plantio no jardim da Feliz Idade foi feito por Dorival da Cruz que frequenta o grupo desde sua fundação. Ele é ex-funcionário do horto. Começou a trabalhar como jardineiro do local em 1953 e com muita alegria conta orgulhoso sobre o pinheiro que plantou no meio do local. “Plantei esse pinheiro há 60 anos. Meu filho mais novo nem estava na escola ainda”. E foi a história do plantio do pinheiro que inspirou o uniforme do grupo de idosos do Horto, da qual seu Dorival faz parte.


O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, por meio do programa Feliz Idade e Floram. Através do projeto, diversos espaços públicos serão cedidos aos grupos de idosos cadastrados no programa Floripa Feliz Idade para que possam semear plantas ornamentais, comestíveis ou medicinais.