Secretaria Municipal de Assistência Social

10/06/2019 - Social
Prefeitura de Florianópolis promove ação de conscientização contra o trabalho infantil nesta terça-feira, 11

foto/divulgação: Divulgação

Ação realizada na praia de Canasvieiras

A Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza nesta terça-feira, 11, das 10h30 às 15h, mais uma etapa da campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil. A campanha irá conscientizar a população para a garantia de direitos das crianças e adolescentes com a entrega de flyers, calendários e outros itens alusivos a campanha. A ação será realizada na Avenida Paulo Fontes, em frente ao Ticen.

 

O objetivo é alertar a população sobre os prejuízos aos quais as crianças e adolescentes estão expostos quando inseridos no mercado de trabalho antes da idade permitida por lei. “É muito importante que a luta contra o trabalho infantil continue. Somente por meio da conscientização da população conseguiremos trabalhar juntos para garantir que nossas crianças estejam nas escolas, seguindo cada fase de seu desenvolvimento pessoal, cognitivo e social,” esclarece o Gerente de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social, Carlos Alberto Veloso.

 

De acordo com um relatório divulgado pela ONU, em junho do ano passado, cerca de 168 milhões de crianças estão trabalhando ao invés de estar em uma sala de aula. Dessas,120 milhões têm entre 5 e 14 anos e 5 milhões estão em condições semelhantes à escravidão. O mesmo documento estima que, no Brasil, 14% dos jovens entre 15 e 17 anos trabalham e em situação de risco, sendo a agricultura e indústria, os segmentos que mais empregam menores de idade.

“Na infância, a criança encontra-se num processo muito importante de desenvolvimento. O que acontece na vida dela pode gerar impactos permanentes. Além disso, aumentam as possibilidades de exposição à violência doméstica e urbana. Esses são apenas alguns dos inúmeros prejuízos sofridos por crianças que são expostas ao trabalho antes de chegar à vida adulta”, explica a secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart da Silva,

Denúncias de trabalho infantil em Florianópolis devem ser feitas pelo número 0800 643 1407. Caso a denúncia não se refira a crianças que residem em Florianópolis, elas devem ser feitas pelo “Disque” 100 ou site www.disque100.gov.br


Serviço

O quê: Ação de conscientização contra o trabalho infantil;

Quando: Terça-feira, 11, das 10h30 às 15h;

Onde: Em frente ao Ticen, Avenida Paulo Fontes.