Secretaria Municipal de Assistência Social

13/09/2019 - Social
Prefeitura de Florianópolis promove passeio para crianças conhecerem a cultura da Ilha
60 crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Tapera participaram de passeio temático

foto/divulgação: Leonardo Sousa

60 crianças participaram de passeio temático

 

A semana terminou animada para 60 crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Tapera que participaram de passeio temático. O passeio aconteceu em Santo Antônio de Lisboa e Ponta do Sambaqui. No local, elas conheceram Rosana Bond autora do livro “A magia da árvore luminosa”, inspirado no Sambaqui. A história do livro foi apresentada antes para os pequenos que se encantaram com a narrativa. 

Rafael Prudêncio de 13 anos mora na Tapera e frequenta o Centro de Convivência à tarde no contraturno escolar. Para ele, a história do livro foi encantadora. “Conhecer a autora do livro que eu gostei tanto foi muito interessante. Ela é muito legal”. Além de conhecer o local onde se passa o livro, muitas das crianças tiveram o primeiro contato com a história dos antepassados de Florianópolis e com os locais visitados. “Gostei muito da igreja de Santo Antônio de Lisboa. A Igreja tem paredes grandes e calhas em formato de concha, achei muito legal!” complementa Rafael. 

O livro “A magia da árvore luminosa” conta a história de cinco amigos que participavam do clube chamado “clube da Bernunça”. Os amigos passam por aventuras na Ilha mal assombrada, que faz referência às lendas contadas por pescadores locais. Todos os personagens foram inspirados em moradores do bairro, inclusive Janete uma antiga moradora que não anda devido à paralisia infantil. No livro Janete não só anda como corre sendo a personagem mais aventureira. A autora e jornalista é moradora do bairro e, apesar de ser paranaense, se diz apaixonada pela cultura local.
  “No livro a gente é Deus. Eu queria dar pernas para Janete”, comenta a autora Rosana Bond. Para ela, o passeio com as crianças foi inesquecível. “A melhor recompensa para o autor é estar com o seu leitor, no meu caso as crianças”. 

O projeto para a valorização da cultura de Florianópolis começou no início de agosto e já contou com visitas ao Ribeirão da Ilha, Tapera e Cacupé. Nos passeios são abordadas a cultura da pesca, as rendeiras, a arquitetura e a preservação do ambiente de Florianópolis. Foram palestras, oficinas, aulas, teatro, tudo voltadas à história da Ilha de Santa Catarina com o objetivo de fortalecer a cultura e os vínculos sociais com o espaço. 

Ao todo Florianópolis possui seis Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com vagas para o contraturno escolar. No local são oferecidas oficinas, refeição, acompanhamento psicossocial e reforço escolar. Para acessar o serviço é preciso buscar o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo onde é feito o encaminhamento.


galeria de imagens