Secretaria Municipal de Assistência Social

16/06/2020 - Social
Pessoas em situação de rua têm acesso a literatura em Florianópolis

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Livros Passarela

O serviço de abrigo provisório e temporário municipal Passarela da Cidadania, da Prefeitura de Florianópolis, atende em conjunto com voluntários do Somar Floripa e coletivos organizados denominado “Rede com a Rua” em média, nesta Pandemia, 300 pessoas diariamente. Além das 4 refeições diárias, pernoite, e higiene pessoal, o espaço oferece também uma pequena biblioteca para quem está acolhido. Os livros, que chegam por meio de doações, servem de combustível para amenizar os dias de isolamento por conta do novo Coronavírus. 

Michele dos Santos tem 44 anos e está em situação de rua desde março. Ela utiliza os livros oferecidos na Passarela para conhecer mais sobre leis, e assuntos de espiritualidade. "Eu gosto muito de ler livros espíritas, livros sobre leis, eu gosto de tudo. É muito bom até para passar o tempo aqui", comenta.

A população em geral, pode contribuir também com essa ação, doando livros, a entrega pode ser diretamente na Passarela da Cidadania, na parte inferior a Passarela do Samba Nego Quirido, no Centro de Florianópolis. 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, ampliou o espaço desde o início da pandemia com a parceria entre voluntários da Rede Solidária Somar Floripa e entidades da sociedade civil intitulada "Rede com a rua" e até o momento, comemora o número de nenhuma pessoa em situação de rua infectada pelo novo coronavírus.