Secretaria Municipal de Assistência Social

19/11/2018 - Social
Servidores participam de capacitação sobre o PAIF

foto/divulgação: PMF

Capacitação sobre o PAIF

O fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários é um dos objetivos de importância social que a Secretaria Municipal de Assistência social trabalha. Pensando nisso, ocorreu nesta quarta-feira (14) uma capacitação para os servidores de proteção social básica que discutiu sobre técnicas e orientações sobre o PAIF, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. O objetivo foi aprimorar as técnicas no trabalho social com famílias, identificando e trabalhando na prevenção e condições para a realização dos nossos serviços. 

 

A secretária municipal de Assistência Social, Katherine Schreiner, ressalta sobre a importância da capacitação contínua de nossos profissionais. “Estamos trabalhando cada vez mais para o acolhimento e fortalecimento dos vínculos familiares buscando sempre apoiar estas famílias que necessitam do nosso apoio social”. 

 

 

Entre as principais funções do PAIF estão: 

* Trabalhar para o fortalecimento da proteção familiar contribuindo para a qualidade de vida da família
* Prevenir a ruptura de vínculos familiares e comunitários, possibilitando a quebra de situações de fragilidade social vivenciadas 
* Apoiar famílias promovendo espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares. 

 

As ações deste serviço executado pelos CRAS podem ser trabalhadas tanto de forma individual quanto de forma coletiva, com acolhida, atendimentos, oficinas com famílias, ações comunitárias e encaminhamentos. 

 

Como é possível ter acesso às ações promovidas pelo PAIF? 

* Por procura espontânea das famílias
* Por encaminhamento das redes socioassistenciais
* Por encaminhamento das diversas políticas públicas


galeria de imagens