Secretaria Municipal de Assistência Social

21/03/2019 - Social
Pessoas em situação de rua terão café da manhã especial

foto/divulgação: Divulgação

Pessoas em situação de rua terão café da manhã especial

 

Em comemoração ao aniversário da Capital, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai oferecer um café da manhã especial para pessoas em situação de rua. A celebração acontece neste sábado, 23, a partir das 8h, na Passarela da Cidadania. Normalmente, no local, são oferecidas 1.050 refeições por semana, 80 vagas para pernoite por dia, atendimento psicológico, cortes de cabelo e mais de 120 banhos diários. O trabalho é feito com auxílio de mais de 15 instituições, formada por voluntários que atuam nos finais semana, e Associação Braços Abertos (ABA), entidade conveniada com o município.


“Essa ação reflete a preocupação da Prefeitura de Florianópolis em buscar junto à sociedade, a valorização das pessoas e reinserção daqueles que mais precisam e que estão em busca de uma mudança de vida”, afirma a secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart.


Diariamente, a força-tarefa DOA, uma equipe formada por, além da Assistência Social, Comcap, Guarda Municipal, Polícia Militar, Ministério Público, voluntários e entidades da sociedade civil organizada, como Conselhos de Segurança, Associação de Moradores, percorre regiões da cidade abordando pessoas em situação de rua, ofertando os equipamentos de acolhimento disponibilizados pela administração municipal: Casa de Passagem, Casa de Apoio às pessoas em situação de rua, Abrigo para pessoas em situação de rua, Albergue noturno, Passarela da Cidadania, Abrigo de mulheres em Situação de rua e tratamento para dependência química. 


Passagens de retorno para as cidades de origem também são ofertadas. Em 2018 foram mais de 500 passagens emitidas. Todo início de semana é estabelecido um cronograma diário das abordagens a serem realizadas, de segunda a sexta-feira. Mais de 200 operações já foram realizadas desde que a força-tarefa foi criada.