Secretaria Municipal de Assistência Social

08/02/2019 - Social
Indígenas recebem Prefeitura de Florianópolis para falar sobre combate ao trabalho infantil

foto/divulgação: Carlos Alberto Veloso/PMF

Campanha contra trabalho infantil

A Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social esteve na manhã desta sexta-feira, 8, no Tisac, onde promoveu uma ação de conscientização contra o trabalho infantil, junto às famílias indígenas. Participaram do encontro, representantes do Centro de Referência da Assistência Social do Saco dos Limões, da Funai, da Secretaria do estado da Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil municipal e estadual, Secretaria Municipal de Saúde, Obras e Infraestrutura.


“Nosso objetivo principal era levar a mensagem sobre a importância dos pais atentarem para a segurança das crianças ao transitarem na cidade e sobre os malefícios do trabalho infantil. Importante ressaltar que é somente com a integração dos órgãos públicos que teremos efetividade nesse processo de conscientização”, explica a secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart.


A ação foi pensada, para que, em conjunto com o povo indígena, sejam desenvolvidas formas de garantir a segurança das crianças durante a venda dos artesanatos, como riscos de andarem muito próximos aos carros e de atropelamento nas sinaleiras. O encontro também contou com a presença do palhaço Charmoso, que durante a visita, fez a alegria dos pequenos. Cerca de 50 crianças participaram do encontro. Após a ação, ficou acertado que será definido um cronograma mensal entre a Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Funai e povo indígena, para que se estabeleçam estratégias para que crianças indígenas não continuem nas sinaleiras sem a proteção das famílias ou dos órgãos competentes. 


 A campanha contra o trabalho infantil já passou pela Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Ingleses, Campeche e Mercado Público, conscientizando a população, turistas e comerciantes sobre a importância de proteger a infância e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.