Secretaria Municipal de Assistência Social

09/05/2019 - Social
Cidadão alemão que estava em situação de rua em Florianópolis vai retornar para seu país
Sua repatriação será possível graças à soma de esforços entre Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social e consulado da Alemanha no Sul do Brasil.

foto/divulgação: Chaiana Muller/PMF

Após quatro anos em Florianópolis, Sandy Surchner, 48 anos, vai voltar para casa.

 

Após quatro anos em Florianópolis, Sandy Surchner, 48 anos, vai voltar para casa. E não é perto daqui. Seu lar, onde reside seu pai adotivo, fica em Stuttgart, cidade localizada na região Sul da Alemanha. Ele teve seus documentos e dinheiro roubados e passou por um período difícil aqui na Capital. 


Sua realidade começou a mudar quando, há alguns dias, foi encontrado pela força-tarefa DOA. Integrantes da equipe, representantes da Secretaria de Assistência Social, entraram em contato com o consulado da Alemanha no Brasil e iniciaram as tratativas para repatriar Sandy. Com a passagem de ônibus fornecida pela Prefeitura de Florianópolis, ele viajou na tarde desta quarta-feira, 8, para Porto Alegre. Na quinta-feira pela manhã seguirá para São Paulo, onde, por fim, embarcará no voo para a Alemanha.


Sandy fala e entende um pouco do idioma brasileiro. Ele não esconde o quanto está alegre com essa nova chance que recebeu de retornar para o seu país de origem. Deseja conseguir um emprego e assim que possível, voltar a trabalhar na área em que atuava anos atrás: organização de eventos gastronômicos. “Estou feliz. É uma nova vida agora. A ajuda que recebi foi muito boa. Agradeço muito”, afirmou.


Enquanto sua situação era resolvida, Sandy recebeu calçados e roupas novas, tomou banho e se alimentou na Passarela da Cidadania. O diretor do Sistema Único de Assistência Social e coordenador da força-tarefa DOA, Ricardo José de Souza acompanhou de perto, a trajetória de Sandy. “A vida é feita de oportunidades e agora o Sandy recebeu a dele. Que dê tudo certo de agora em diante. Novamente, cumprimos com o nosso objetivo, que é lutar pelo resgate da cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social,” afirmou Ricardo.


Frentes de auxílio da Prefeitura de Florianópolis


Equipes de abordagem e busca ativa


Por meio das equipes de abordagem, os diversos serviços disponibilizados pela prefeitura são oferecidos, como: acolhimento, atenção em saúde para dependentes químicos, alimentação, capacitação e apoio na reinserção no trabalho e na sociedade. Os programas são ofertados diariamente, de acordo com necessidade de cada indivíduo. São três equipes que realizam as ações de abordagem e busca ativa: Abordagem Social, Sensibilização e Força-tarefa DOA (Defesa, Orientação e Apoio). 


Centro Pop


No Centro Pop, por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos, é trabalhado o reestabelecimento de vínculos familiares e sociais. No local, as pessoas em situação de rua recebem atendimento e encaminhamentos de acordo com sua necessidade. Também é possível refazer a documentação, cadastro no CadÚnico, auxílio transporte e receber passagem de retorno à sua cidade de origem, além de oficinas para o mercado de trabalho e outras atividades coletivas. O Centro está localizado na ‪rua General Bittencourt, 239‬, Centro. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (48) 3333.2113.


Acolhimento


A Prefeitura de Florianópolis disponibiliza cerca de 200 vagas em serviços como Albergue, Abrigo Provisório e Casas de Acolhimento. O encaminhamento para qualquer um desses locais é feito pelo Centro Pop, e pela equipe de Abordagem Social, de acordo com o perfil e necessidade de cada indivíduo. O telefone (48) 3213.5573 está disponível para mais informações.


Passarela da Cidadania


Na Passarela do Samba, a Prefeitura atende todos os dias, incluindo feriados e finais de semana. Das 8h ‪às 14h‬ são servidos café e almoço, atendimento técnico multidisciplinar, banho, recebimento de roupas e corte de cabelo para até 150 pessoas; das 19h‬ às 22h é servido o jantar para até 150 pessoas; e a partir das 19h até às 7h, o local oferece 80 vagas para pernoite.


Rede solidária Somar Floripa


A rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, Somar Floripa, é a ponte entre quem quer ajudar e quem necessita desse auxílio. Quem deseja atuar como voluntário na Passarela da Cidadania pode se cadastrar pelo site somarfloripa.com. Doações de roupas e alimentos podem ser entregues na sede da rede, na Rua Tenente Silveira, 60, 1º andar. 


Capacitação e Reinserção Profissional


O Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof) oferece capacitação e encaminhamento para vagas de emprego, além de cadastrar empresas e instituições parceiras que desejam ofertar oportunidades para aqueles que mais precisam.


EJA para pessoas em situação de rua


As aulas da EJA para pessoas em situação de rua na Capital acontecem nas segundas e terças-feiras, das 18h30 às 20h30, no Instituto Arco-Íris, localizado na região central da Capital. Todo o material escolar, lanche e itens de higiene são fornecidos pela Prefeitura de Florianópolis. O projeto é uma realização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação,  com o apoio do Movimento da População de Rua de Santa Catarina e Instituto Arco-íris.

Saúde


Para atendimento em atenção a saúde de pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Florianópolis atende nos Centros de saúde de toda capital e oferece dois Centros de Atenção Psicossocial AD (álcool e drogas), além do Consultório na Rua. Os serviços são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.