Secretaria Municipal de Assistência Social

18/05/2019 - Social
18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

foto/divulgação: Divulgação/PMF

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O desafio da luta pelo fim da violência contra crianças e adolescentes é mundial. E na Capital de Santa Catarina não é diferente. Em Florianópolis, as ações de prevenção e enfrentamento são desenvolvidas pela secretaria municipal de Assistência Social, por meio de articulação intersetorial. O foco é garantir a proteção das vítimas, responsabilização dos autores dos crimes, conscientização da população sobre formas de identificar e denunciar casos suspeitos.


O atendimento às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco acontecem nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social, os Creas. Atualmente, 400 famílias estão sendo acompanhadas pelos serviços de proteção. Cerca de 80% estão em atendimento em função de situações relacionadas à violência sexual infantil.


Como denunciar casos de violência ou abuso sexual infantil


“As situações de suspeitas ou com confirmação de violência sexual ocorrem em sua maioria através de pessoas com as quais, a criança possuem um vínculo de confiança. Em caso de suspeita, o adulto deve anotar os fatos que apontam para essa desconfiança, às falas da crianças, conversas que você tenha ouvido é por fim, a denúncia” afirma a secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart da Silva.


Caso a criança ou adolescente venha conversar sobre uma situação que esteja vivenciando, acolha, ouça em local reservado, não faça perguntas, nem dê opiniões sobre os fatos. Explique que precisará buscar auxílio de pessoas que são especialistas e denuncie, por telefone, para o Conselho Tutelar pelo 0800.643.1407 ou “disque” 100, ou em uma das unidades do CT.


Saiba onde denunciar 


Conselho tutelar Norte
Endereço: Rodovia SC 401, KM 18, 17.500, Canasvieiras
CEP: 88052-401
(48) 3266.0243 ou 3266.7412 
ctnorte2006@pmf.sc.gov.br
Bairros atendidos: Barra do Sambaqui, Sambaqui, Cacupé, Canasvieiras, Daniela, Jurerê Tradicional e Internacional, Vargem Grande, Vargem Pequena, Santo Antônio de Lisboa, Ratones, Praia do Forte, Vargem do Bom Jesus, Ingleses, Santinho, Rio Vermelho, Ponta das Canas, Praia Brava, Cachoeira do Bom Jesus.


Conselho Tutelar Sul


Avenida Pequeno Príncipe, 921, Campeche
(48) 3238.3223 
conselhotsul@pmf.sc.gov.br
Bairros atendidos: Solidão, Costa de Dentro e de Cima, Açores, Pântano do Sul, Lagoinha, Matadeiro, Armação, Morro das Pedras, Campeche, Areias do Campeche, Ribeirão da Ilha, Tapera, Naufragados, Caeira do Saco dos Limões, Pantanal, Carvoeira, Barra da Lagoa, Canto da Lagoa e Lagoa da Conceição, Carianos, Saco dos Limões, Caieira da Barra do Sul.


Conselho Tutelar Continente


Rua João Vieira, 59, Capoeiras 
(48) 3244.8010 ou 3244.5691
ctcontinente@pmf.sc.gov.br
Bairros atendidos: Abraão, Bom Abrigo, Capoeiras, Chico Mendes, Coloninha, Coqueiros, Estreito, Fátima, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Morro da Caixa, Novo Horizonte, Vila Aparecida e Vila São João.
 
Conselho tutelar Centro


Rua Júlio Moura, 84, Centro 
(48) 3223.4340 ou 3225.5870 
conselhofloripacentro@pmf.sc.gov.br
Bairros atendidos: Saco Grande, Monte Verde, João Paulo, Itacorubi, Morro do Quilombo, Serrinha, Santa Mônica, Trindade, Centro, Morro da Mariquinha, Morro do Céu, Monte Serrat, Agronômica, Morro do 25, Morro do Horácio, Morro da Penitenciária, Morro do Mocotó, Morro da Cruz, Córrego Grande, Morro da Queimada, José Mendes.