Secretaria Municipal de Assistência Social

18/10/2019 - Social
Último dia do curso de maricultura para pessoas em situação de rua de Florianópolis emociona participantes

foto/divulgação: Ana Schoeller

Curso Maricultura

Essa sexta-feira, 18, foi o último dia das aulas do curso de auxiliar de maricultura para pessoas em situação de rua, realizado durante esta semana na Passarela da Cidadania. O local é um dos abrigos da Prefeitura de Florianópolis destinado à população de rua. Com o total de 36h, se formaram 11 participantes. 

“Fiquei bem surpreso pelo interesse deles. Todos estavam muito envolvidos. Outros cursos que eu já presenciei nesta área tem a evasão muito maior”, comenta Philipe Medeiros da Costa instrutor da aula teórica.  

As aulas foram teóricas pela manhã e práticas no período da tarde. Além das aulas de maricultura os alunos tiveram também 4h sobre boas práticas na fabricação dos alimentos. A iniciativa do curso nasceu em uma parceria entre A Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Assistência Social, Instituto de Geração de Oportunidades (Igeof), Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis, Epagri e Associação de Maricultores do Sul da Ilha. 

Florisvaldo tem 47 anos e está em situação de rua há seis meses. Para ele todos os momentos do curso foram muito proveitosos. Ele nunca havia tido contato com os moluscos. “Eu gostei de tudo. O professor teve muita paciência com a gente, foi muito legal”, contou animado ao lembrar desta semana.
Além da entrega dos certificados, os alunos foram até a Superintendência Federal de Agricultura em Santa Catarina para entregar currículos aos maricultores. Eles também participaram de uma mesa redonda e palestra sobre algas nocivas. 

“Estamos muito felizes com a realização desse curso. Nossa Cidade tem a maricultura como grande atividade econômica o que facilita a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. É uma iniciativa linda que valoriza a cultura de Florianópolis e dá oportunidade para quem mais precisa”, comenta a Secretária de Assistência Social Maria Cláudia Goulart da Silva.

 


galeria de imagens