Secretaria Municipal de Assistência Social

21/07/2020 - Saúde
Servidores da Assistência Social assintomáticos farão teste de COVID-19

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Testes PCR

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai iniciar nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24, a testagem para Covid-19 em 438 servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os exames serão realizados no CREMV - Centro de Referência a Mulher em Situação de Violência - e seguirão cronograma previamente estabelecido e informado aos servidores cadastrados por meio da sua chefia imediata. 

A testagem será feita com exames do tipo RT-PCR, que identificam pacientes sem sintomas, utilizando a metodologia de testagem em pool (teste em grupo), o mesmo método utilizado para testagem dos funcionários do transporte coletivo. 

Os exames são fornecidos pela empresa de biotecnologia Neoprospecta e sua spin-off BiomeHub, a partir de doações do Movimento Floripa Sustentável, por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera-SC), e Vale S/A.

Todos os servidores que testarem positivo para a doença, terão os resultados após 48h da realização dos testes e serão previamente afastados dos seus postos de trabalho e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Florianópolis. O objetivo da testagem é identificar e isolar os pacientes assintomáticos de Covid-19 e evitar a disseminação da doença.

Em Florianópolis já foram realizados 22.009 testes, o que demonstra que são feitos 43.933 testes para o novo Coronavírus por milhão de habitantes. Os dados demonstram que a administração municipal tem trabalhado para testar e isolar o mais rápido possível pessoas infectadas para auxiliar no controle epidemiológico da doença na Capital.