Secretaria Municipal de Assistência Social

home > serviços

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Adolescentes e Jovens de 13 a 17 anos

Secretaria Municipal de Assistência Social


versão para impressão

 descrição

  • Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

    Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

    O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Adolescentes e Jovens de 13 a 17 anos proporciona aos adolescentes oficinas de Mundo do Trabalho, Inclusão Digital, Esporte, Arte e Cultura.

    Tem como objetivos identificar os interesses, habilidades e talentos dos jovens; desenvolver capacidades e potencialidades dos jovens e promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.


    Público Prioritário: adolescentes e jovens de 13 a 17 anos, em especial:

    - Adolescentes e Jovens pertencentes às famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;

    - Adolescentes e Jovens egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas socioeducativas em meio aberto, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente;

    - Adolescentes e Jovens em cumprimento ou egressos de medida de proteção, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA);

    - Adolescentes e Jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou Adolescentes e Jovens egressos ou vinculados a programas de combate à violência e ao abuso e à exploração sexual;

    - Adolescentes e Jovens de famílias com perfil de renda de programas de transferência de renda;

    - Jovens com deficiência, em especial beneficiários do BPC;

    - Jovens fora da escola.

    Período de funcionamento: quatro vezes por semana, três horas por dia.

    Onde pode ser ofertado: A oferta do Serviço dar se á na Proteção Social Básica, em Núcleos (espaço físico), que poderão estar no CRAS, em unidades públicas, ou em entidades privadas sem fins lucrativos, conveniadas com o Poder Público, desde que tenham registro no Conselho de Assistência Social. Importante lembrar que os Grupos devem estar no território de abrangência do CRAS e a ele referenciados.

    Formas de Acesso:

    Por encaminhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS; Por encaminhamento do Abrigo; Por encaminhamento do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS; Por procura espontânea; Por encaminhamento da rede socioassistencial; Por encaminhamento das demais políticas públicas. 

    Maiores informações:
    Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Avenida Mauro Ramos, 224, Centro, Florianópolis, Fone: 3251-6251 ou E-mail: pja.fpolis@gmail.com ou Facebook: Projovem Adolescente Florianópolis

    Oferta do Serviço em Florianópolis:

    Atualmente Florianópolis conta com 05 grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Adolescentes e Jovens com capacidade de atendimento de até 150 adolescentes, localizados em comunidades do Município que se encontram em vulnerabilidade social.


    Centro - vespertino
    Localização: IFSC - Avenida Mauro Ramos, nº 950 – Centro


    Saco Grande - vespertino
    Localização: CRAS Saco Grande - Rua Brejauba, nº 61, Monte Verde 

    Capoeiras Matutino e Vespertino
    Localização: Centro Multiuso de Capoeiras – Rua Santos Saraiva, nº 2011 – Capoeiras 

    Vila União Matutino e Vespertino
    Localização: CCFV Vila União - Rua: Anarolina Silveira dos Santos, s/nº Vargem do Bom Jesus