Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

14/02/2020 - Urbanismo
Prefeitura de Florianópolis realiza duas novas ações de combate à construções irregulares no Sul da Ilha
Prédio com apartamentos anunciados nas redes sociais era construído em zona que permite apenas uso unifamiliar. Ação ocorreu na manhã desta quinta.

foto/divulgação: SMDU / PMF

Prefeitura de Florianópolis realiza duas novas ações de combate à construções irregulares no Sul da Ilha

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizou nesta quinta-feira (13) duas novas operações de demolição em obras irregulares nos bairros Campeche e Rio Tavares, no Sul da Ilha. A ação faz parte do trabalho de combate aos avanços de construções irregulares pela cidade, e ocorreu com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.

 

Na primeira, na Rua Emília Custódio Vieira, no Rio Tavares, a obra era de um prédio — construção multifamiliar —  que seria construído com 3 pavimentos. O local está dentro de uma Área Residencial Permanente, zoneamento que permite apenas uso unifamiliar, conforme o Plano Diretor do Município. 

 

Os futuros apartamentos haviam sido até anunciados em redes sociais, com 67m², 2 dormitórios e 1 vaga na garagem cada. O anúncio ainda informava a entrega da obra para ainda esse mês. A obra foi embargada, e o proprietário desrespeitou a decisão do embargo e seguiu com os trabalhos. Na manhã desta quinta, a construção foi demolida.

 

Quitinetes

 

A outra, na Rua Moraes, no Campeche, também se tratava de uma obra em desacordo com a licença permitida. A obra tinha alvará para duas casas unifamiliares de dois pavimentos, e no local estavam sendo construídas 10 unidades autônomas (quitinetes). em cada uma. As paredes divisórias internas foram demolidas, e a base da estrutura, como as vigas, foram mantidas. O proprietário será notificado para que a obra possa continuar, desde que de acordo com o projeto aprovado.

 

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônima e alertar a Prefeitura sobre construções irregulares Os números são: 3251-4939 e 3251-4902, ou através do email: gabinete.smdu@pmf.sc.gov.br