Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

05/08/2020 - Meio Ambiente
Prefeitura combate ocupações irregulares na Caieira do Saco dos Limões

foto/divulgação: Cristiano Andujar / PMF

Construção de madeira foi levantada em terreno do município

Na tarde desta quarta-feira (05), a Prefeitura de Florianópolis realizou mais uma operação de combate a ocupações irregulares pela capital, dessa vez no alto da Caieira do Saco dos Limões, no Maciço do Morro da Cruz. Foram demolidas três construções de madeira e uma fundação de alvenaria dentro de terreno da prefeitura e em Área de Preservação Permanente. Outra construção de alvenaria foi embargada, e os proprietários foram notificados.

As equipes de fiscalização do município receberam diversas denúncias pelo whatsapp e pela ouvidoria, relatando que no local estariam sendo construídas casas para serem alugadas, e que os terrenos já estariam inclusive, sendo negociados pelas redes sociais, por venda, ou troca.

Além das demolições, foram apreendidos materiais que estavam sendo usadas nas construções da ocupação, como blocos de concreto e ripas de madeira.

A Prefeitura também faz o monitoramento da área pelo ar, com imagens de drone, verificando se há um avanço nas construções e ocupações irregulares. Caso o embargo realizado hoje seja desrespeitado, ou novos princípios de fundações sejam levantados, o município retornará para fazer a demolição sumária no local.

A operação envolveu fiscais da SMDU, Floram e Polícia Militar de Santa Catarina.