01/05/2020 - Pesca e Maricultura
Safra da tainha 2020 é aberta em Florianópolis
Atividade será adaptada por conta da pandemia do novo coronavírus.

foto/divulgação: Leonardo Sousa / PMF

Safra da tainha 2020 é aberta nesta sexta

 

Começou nesta sexta-feira, 1, a temporada de pesca da tainha em Florianópolis e em todo o estado de Santa Catarina. Neste ano, uma das atividades mais tradicionais da Ilha terá que ser adaptada por conta da pandemia do novo coronavírus, e pescadores e proprietários de barcos precisam ficar atentos às orientações de segurança e saúde durante o trabalho.


O Governo do Estado de Santa Catarina publicou, na última quinta (30), uma portaria detalhando as ações que devem ser tomadas pelos pescadores. Álcool gel e máscaras são obrigatórios para todos os envolvidos, e além disso, a distância de 2 metros deve ser respeitada entre as pessoas que puxam a rede. 


No rancho de pesca, somente será permitida a permanência da equipe mínima envolvida no lançamento da rede (patrão, remeiros, chumbeiro e a pessoa que fica na praia com a ponta do cabo). O restante do grupo deverá aguardar o chamado em abrigos temporários, ao longo da praia ou nas suas casas, com uso de avisos sonoros, chamadas através de whatsapp ou rádio. Pessoas que estão no grupo de risco da COVID-19 devem ser evitadas nas atividades que envolvem o arrasto de praia da tainha.

As determinações da portaria do Governo do Estado estão valendo em Florianópolis, mas uma novo decreto municipal pode sair nos próximos dias com algumas adequações para a atividade na capital catarinense.


São três modalidades de pesca: artesanal (não motorizada), que vai até o dia 31 de dezembro, a de emalhe anilhado (e barcos motorizados artesanais), que inicia no dia 15 de maio e vai até o dia 31 de julho, e a de cerco/treineiras, que inicia no dia 1º de junho e também termina em 31 de julho. A expectativa é de superar os números do ano passado. Em 2019, as condições climáticas não contribuíram, e o pouco frio significou menos tainha nas redes dos pescadores. Para 2020, a expectativa é um pouco melhor, com um inverno mais frio.


Regularização de ranchos online

Neste ano, para evitar aglomerações e restringir atendimentos presenciais, a prefeitura realizou a regularização dos ranchos de pesca de maneira online, através do pmf.sc.gov.br. Antes, o procedimento era realizado presencial no Pró-Cidadão.