Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura

home >

O que é SISBI

O Serviço de Inspeção Municipal de Florianópolis (SIM-Fpolis) aderiu oficialmente no dia 16/09/2019 (Portaria nº 179, de 16 de setembro de 2019) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável pela inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em âmbito federal.

 

O SISBI tem a finalidade de padronizar a inspeção de produtos de origem animal em todo o país. Além de reduzir a comercialização de produtos de origem animal clandestinos entre estados, propicia o aumento do comércio formal de produtos, com crescimento das pequenas agroindústrias. Também fomenta o desenvolvimento socioeconômico das regiões inseridas no sistema e garante a segurança do alimento consumido.

 

Outra grande vantagem para os produtores da capital é que os produtos locais dos estabelecimentos indicados ao SISBI pelo Serviço de Inspeção Municipal poderão ser inseridos no cenário nacional. O SISBI eleva o patamar do SIM-Fpolis ao nível de excelência em inspeção e fiscalização, pela equivalência ao serviço de inspeção federal.

 

Essa é uma grande conquista para o município de Florianópolis, considerando que a adesão ao SISBI aconteceu apenas 2 anos após a implantação do Serviço de Inspeção Municipal.

 

Mais informações referentes ao SISBI podem ser obtidas na página https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/suasa/sisbi-1/sisbi