11/04/2018 - Pesca e Maricultura
Reunião de agricultores orgânicos com a PMF e CDL para tratar da merenda escolar.

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Reunião de agricultores orgânicos com a PMF e CDL

Nesta terça-feira, 10, estiveram presentes na Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura representantes do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação, juntamente com produtores familiares/feirantes  de orgânicos da grande Florianópolis,  COMCAP e a CDL, com o intuito de incluir no cardápio das escolas municipais produtos provenientes da Agricultura Orgânica.

 

Ficou acordado que os agricultores presentes ao encontro, em conjunto com as outras famílias de agricultores, irão fazer um levantamento de suas capacidades produtivas e dos produtos que poderão ser disponibilizados  para que este ano entrem no cardápio da merenda escolar, já que a programação de plantios já foi estabelecida com as certificadoras de produtos orgânicos.

 

Na busca da viabilidade de logística mais adequada, estamos articulando  uma parceria com a cooperativa de agricultores de Biguaçú, permitindo que as escolas recebam os produtos com qualidade e em tempo hábil, mantendo assim, as características nutricionais dos alimentos.

 

Portanto, para que se faça cumprir a Lei Federal 11.947, de 2009, que obriga que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sejam empregados pelo Estado na aquisição de produtos diretamente da agricultura familiar e suas entidades. Segundo Weickert, “a Superintendência não medirá esforços para que as 119 unidades escolares na rede de ensino público municipal e cerca de 25 mil alunos possam ter esses alimentos na merenda escolar”.

 

No encerramento deste encontro ficou agendada uma próxima reunião para o dia 24 de abril, onde teremos um maior número de agricultores para que possamos, em conjunto, montar o processo de chamada pública  de compras a ser realizado pela Secretaria Municipal de Educação.


galeria de imagens