07/05/2020 - Pesca e Maricultura
Prefeitura vacinará pescadores artesanais contra a gripe
Circuito pelos ranchos começa no Norte da Ilha, nesta sexta-feira (8)

foto/divulgação: Divulgação / Unsplash

Prefeitura vacinará pescadores artesanais contra a gripe

 

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Florianópolis vai iniciar a campanha de vacinação contra a gripe em pescadores da capital que tenham mais de 50 anos A iniciativa tem o objetivo de proteger essa comunidade, já que a safra da tainha ocorre durante o período de inverno, com temperaturas mais baixas, e evitar que essas pessoas precisem acessar o sistema de saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis, que fazem, desde o início da semana, um levantamento com patrões de rancho e pescadores de várias regiões da ilha.

O circuito vai começar pelos ranchos dos bairros do Norte da Ilha, a partir das 8h, e, se necessário, a ação será programada para a próxima semana para atingir todos a população necessária. O Município ressalta que a vacinação visa apenas aquelas pessoas envolvidas com a safra da tainha, que ainda não tomaram a vacina e tem mais de 50 anos. 

A quantidade de vacinas por rancho é limitada, de acordo com o número de pessoas que entraram em contato com o Município através da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura. Aqueles envolvidos com a safra da tainha que ainda não estão na lista, tem mais de 50 anos e não estão vacinados contra a gripe devem primeiro entrar em contato pelo telefones (48) 988601981 ou (48) 99902-6762.

“A nossa expectativa é vacinar pelo menos 800 pescadores. Essa ação é importante para evitar ainda mais que esse público precise acessar o sistema de saúde, ainda mais se considerarmos que muitos deles estão no grupo de risco do novo coronavírus”, diz Gean Loureiro, Prefeito de Florianópolis.

A tradicional safra da tainha começou na última sexta-feira (1) com a pesca artesanal em todo o estado. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, os pescadores e donos de ranchos de pesca estão tendo que se adaptar a restrições e medidas orientadas pelos órgãos de saúde para evitar a disseminação do vírus.

Vacinação em Florianópolis

O município iniciou a 3ª fase de vacinação contra a gripe na última segunda-feira (4). Essa etapa foi antecipada porque, até agora, Florianópolis superou a meta de vacinação de doentes crônicos, dada pelo Ministério da Saúde. Na capital, a meta estabelecida para vacinação de doentes crônicos era de 5.844 pessoas e as equipes de saúde já vacinaram cerca de 7.500, batendo 125% dessa meta.

Agora, estão no público-alvo desta 3ª fase os Idosos (+ 60 anos), pessoas com idade entre 55-59 anos, gestantes e puérperas (com até 45 dias pós-parto), crianças menores de 6 anos, professores, pessoas com doenças crônicas, motoristas de transporte coletivo e caminhoneiros, membros das forças policiais e profissionais de saúde.