08/05/2020 - Pesca e Maricultura
Prefeitura vacina 300 pescadores artesanais contra a gripe nesta sexta
Primeiro dia de vacinação dos trabalhadores envolvidos com a safra da tainha percorreu ranchos de pesca do Norte da Ilha

foto/divulgação: PMF

Vacinação ocorreu no Norte da Ilha nesta sexta-feira

Os servidores da Secretaria da Saúde e da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis passaram pelas pelos ranchos de pesca das praias do Norte da Ilha nesta manhã e tarde de sexta-feira. O objetivo é vacinar os trabalhadores com mais de 50 anos envolvidos na temporada de pesca da tainha. 

Ao todo, nessa sexta-feira, foram mais de 300 pessoas vacinadas, nas praias da Daniela, Canasvieiras, Jurerê, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha do Norte, Praia Brava, Ingleses e Santinho. O trabalho será retomado na próxima segunda-feira, completando a volta pelo Norte e Leste e, na sequência, os ranchos das praias do Sul. 

Às 8h da manhã, a primeira praia visitada será a Barra da Lagoa. Depois, Moçambique, e Joaquina. Na próxima semana, a expectativa é de vacinar mais 400 pessoas, aproximadamente. Aqueles envolvidos com a safra da tainha que ainda não estão na lista, tem mais de 50 anos e não estão vacinados contra a gripe devem entrar em contato pelo telefones (48) 99989-6196 ou (48) 99902-6762.

Céu azul e tainha pro almoço

A ação começou cedo, às 8h na praia da Daniela. Em fila, os pescadores se organizavam para serem cadastrados e receberem não somente a vacina da gripe, mas também máscaras e luvas. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) servem para eles se protegerem contra o coronavírus, podendo trabalhar com mais segurança durante a pandemia.

Por volta das 12h30, uma pausa para o almoço. No Rancho da Brava, o "Pila", como é conhecido o Seu Edinaldo, pescador responsável, preparou uma tainha na grelha para as vacinadoras e para os servidores da Prefeitura presentes na ação de vacinação desta sexta.

Durante a tarde, ainda foram visitados os bairros de Ponta das Canas, Ingleses e Santinho.