23/10/2017 - Pesca e Maricultura
Pescadores artesanais recebem capacitação sobre GPS para Navegação

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Foto do curso de GPS para Navegação

A parceria da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura (SMPMA) com a Epagri proporcionou aos pescadores artesanais a oferta do “Curso de Utilização de GPS para Navegação”, realizada na quinta-feira, 19 de outubro, das 8h às 17 h, na Associação dos Pescadores do Pântano do Sul. A capacitação ministrada pelo extensionista do Escritório Municipal da Epagri, Philipe Medeiros, teve por objetivo permitir que os pescadores artesanais compreendessem quais as configurações de unidades de coordenadas e de Datum que o aparelho receptor de sinal GPS possui, tais como marcar uma coordenada, um trajeto, ou localizar uma coordenada e, dessa forma familiarizar-se com o manuseio de um GPS de mão.

As principais vantagens do uso do dispositivo eletrônico envolvem a segurança na navegação, pois caso haja a formação de um nevoeiro ou outro fenômeno meteorológico e/ou oceanográfico que reduza a visibilidade, o pescador terá como retornar em segurança para terra. Ainda, se ocorrer algum problema que impossibilite a navegação, deixando-o à deriva, o pescador poderá passar a localização exata para a Capitania dos Portos, para outro pescador ou para alguma embarcação que irá localizá-lo e resgatá-lo. Além de conferir mais segurança, a utilização do aparelho receptor de sinal GPS proporciona economia aos profissionais da pesca que deixam a rede fundeada, uma vez que poderão localizá-la navegando reto até o ponto onde ela se encontra.


Nesta edição do curso participaram sete pescadores. Caso haja demanda por parte dos pescadores artesanais, novas edições do curso poderão ser programadas, desde que se inscrevam no mínimo 5 pescadores e no máximo 10.