23/07/2020 - Pesca e Maricultura
Safra de 2020 já passa de 290 mil tainhas pescadas em Florianópolis
Cerca de 468 toneladas de tainhas já caíram nas redes de arrasto de praia dos pescadores da capital. Resultado parcial é considerado positivo

foto/divulgação: Pesca / PMF

Mais de 290 mil tainhas já foram pescadas em 2020

A temporada 2020 da safra da tainha tem trazido boas notícias para pescadores, patrões de ranchos e consumidores. Até esta semana, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura contabilizou cerca de 292 mil tainhas pescadas em arrasto de praia. O levantamento foi realizado em conjunto com os pescadores de Norte a Sul da Ilha de Santa Catarina.

 

Entre as praias com maiores números, destaque para os Ingleses, com cerca de 116 mil peixes pescados (185 toneladas). Na Barra da Lagoa, os pescadores juntaram aproximadamente 36 mil tainhas nas redes de arrasto. Na Lagoinha, no Norte da Ilha, e no Santinho, cerca de 30 mil tainhas pescadas cada.

 

Na pesca de emalhe anilhado, foram 483 toneladas de tainhas. Já nas traineiras, 493 toneladas de tainhas pescadas até esta semana.

 

O resultado é considerado positivo pela categoria. Nesse ano, os trabalhadores da pesca tiveram que se readaptar por conta do novo coronavírus. Como medidas de prevenção, o Governo de Santa Catarina publicou um decreto obrigando o uso de máscaras obrigatórios para todos os envolvidos. Além disso, a distância de 2 metros está sendo respeitada entre as pessoas que puxam a rede. 

 

Vacinação dos pescadores

 

Para proteger os trabalhadores envolvidos na pesca da tainha, A Prefeitura de Florianópolis, neste ano de 2020, realizou um circuito pelas praias da cidade para vacinar  contra a gripe pescadores, patrões de rancho de pesca e demais envolvidos com mais de 50 anos. Em três dias, servidores da Secretaria da Saúde e da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis, realizaram o mutirão que aplicou 900 doses de vacinas. Os pescadores também foram cadastrados e receberam máscaras de proteção contra o coronavírus.

 

As ações e orientações deram resultado. Até o dia 30 de junho, não foram registrados casos de COVID-19 em pescadores.

 

Daqui a uma semana, no dia 31 de julho, termina o período para a pesca da tainha de emalhe anilhado (barcos motorizados artesanais), que inicia no dia 15 de maio e vai até o dia 31 de julho, e a de cerco/traineiras, que inicia no dia 1º de junho e também termina em 31 de julho. A pesca artesanal vai até o dia 31 de dezembro, mas o pico da atividade ocorre nesse período do meio do ano, principalmente nos meses de junho e julho.