Subsecretaria de Urbanismo e Serviços Públicos

05/08/2016 - Fiscalização
Ação da SESP combate comércio ilegal no Centro
Trabalho é complementar ao enfrentamento diários aos camelôs

foto/divulgação: Caê de Castro/SESP

Fiscais apreenderam um grande quantidade de mercadorias

Fiscais da SESP realizaram nesta sexta-feira (5) na região do TICEN mais um “atraque” - nome dado à operação de combate ao comércio clandestino envolvendo todo o corpo de fiscalização, com apoio da Guarda Municipal, na região central de Florianópolis - contra os ambulantes ilegais. Este tipo de ação, que demanda um maior planejamento, é complementar às que são realizadas diariamente naquela região.  Embora tenha se restrito ao Terminal Central os reflexos foram de imediato percebidos em todo o Centro, com a fuga dos camelôs.   

 
Durante as atividades, como a de hoje, é apreendida grande quantidade de mercadorias irregulares. Atualmente, os três depósitos utilizados pela SESP para guarda de mercadorias apreendidas já estão com lotação máxima. Apesar disso, em um curto espaço de tempo novos produtos clandestinos estão sendo ofertados novamente nas ruas de Florianópolis, pelos mesmos ambulantes.
 
O secretário da Pasta, Wilson Vergílio Rabelo, lembra que o poder punitivo da SESP se limita à apreensão da mercadoria comercializada nas ruas. A investigação sobre origem, fornecedores, forma de entrada no país, situação dos ambulantes de origem estrangeira diante da lei, ligação com o crime organizado, caberia a órgãos das esferas federal e estadual. “Sem isso, estaremos sempre girando no mesmo lugar”, reclamou o secretário.
 
Outro problema apontado por ele é a insistência de algumas pessoas em adquirir estas mercadorias, ou não entender sua ligação com o crime organizado. A falta de compradores acabaria fatalmente por afastar este tipo de comerciante. O secretário lembra que em 2016 houve um acréscimo na casa de 50% no número de fiscais atuando neste serviço, além do aumento do número de ações realizadas. “Estamos fazendo a nossa parte; se cada um fizer a sua, o problema será resolvido”, disse.  


galeria de imagens