Subsecretaria de Urbanismo e Serviços Públicos

19/08/2016 - Obras
Obra vai ampliar número de vagas no Itacorubi
Outras medidas neste sentido também estão sendo estudadas

foto/divulgação: arq

Falta de vagas é o principal problema enfrentado

O secretário Wilson Vergilio Rabelo, da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP), entregou nesta sexta-feira (19) ao representante da empresa Pam Construções Ltda a ordem de serviço para a construção de 571 gavetas mortuárias. As unidades, destinadas a receber os corpos de pessoas falecidas na Capital, serão instaladas no Cemitério São Francisco (Itacorubi).


A obra tem previsão de estar concluída em 150 dias. “Eu solicitei que, à medida que fossem sendo concluídas, elas pudessem ser liberadas para uso”, informou o titular da Pasta.

Cada gaveta terá 2,80 metros de comprimento, por 80 centímetros de largura e 60 centímetros de altura. Em cada uma delas será colocado apenas um caixão. Findo o sepultamento, uma placa de concreto, com granito parafusado, será colada com cimento à abertura. “Não diferenciará em nada de um túmulo tradicional”, destacou Rabelo. 

Ele acredita que com esta obra o problema gerado pela falta de vagas naquele cemitério estará temporariamente solucionado. Outra medida que já está em fase final de estudo é o recadastramento dos terrenos cedidos de forma temporária para sepultamentos dentro daquela unidade. O tempo limite de uso é de cinco anos, e uma primeira análise avalia em cerca de 900 o número dos que já ultrapassaram este prazo.

Com mais de 65 mil pessoas sepultadas, o Cemitério do Itacorubi é o maior de Santa Catarina. 


galeria de imagens