24/10/2018 - Turismo
Florianópolis recebe primeiro Fórum do Brasil do maior evento de cidades inteligentes do mundo
Capital catarinense reunirá nomes importantes relacionados ao desenvolvimento planejado das cidades

foto/divulgação: PMF

Smart City Fórum Floripa

Florianópolis recebe no próximo dia 31 de outubro, no Auditório da Softplan, no Sapiens Parque, o primeiro Smart City Fórum Floripa, uma versão no formato de Fórum do Congresso Mundial que ocorre anualmente em Barcelona. Em Curitiba, a versão inclui congresso e exposição. Quatro temas principais ligados ao desenvolvimento das cidades e à qualidade de vida dos cidadãos irão a debate: governança, mobilidade urbana, energias renováveis e bairros planejados.

O evento reunirá mais de duas dezenas de especialistas, além de representantes de empresas inovadoras, como Renault, Hyperloop TT, ENEL, CERTI e WRI. Os debates também vão envolver técnicos dos governos do Paraná e de Santa Catarina, da prefeitura de Florianópolis, representantes de entidades como a Frente Nacional de Prefeitos, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Sebrae.

O fórum é promovido pelo iCities, empresa pioneira no Brasil em soluções para cidades inteligentes, e pela FIRA Barcelona, consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona. O evento também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da empresa Softplan, e passa a integrar o calendário anual da cidade, segundo os fundadores do iCities, André Telles e Roberto Marcelino.


“O país precisa evoluir muito nesse debate, que traz conteúdos profundos e uma excelente oportunidade de troca de experiências”, destaca Marcus José Rocha, superintentende de ciência, tecnologia e inovação da prefeitura de Florianópolis, que será um dos palestrantes. O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro estará na cerimônia de abertura e dará as boas-vindas em nome do município como cidade sede do Fórum.



Cidade sede

A capital catarinense é referência nacional em tecnologia e inovação, e atualmente é sede de três parques tecnológicos, três incubadoras e diversos escritórios de inovação. Também está entre as cinco cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o ranking geral da empresa Urban Systems. Nos rankings segmentados, aparece em segundo lugar na categoria de tecnologia e inovação, no segundo em educação e em quarto em saúde, economia e empreendedorismo.

“Florianópolis possui um dos principais e mais dinâmicos ecossistemas de inovação do Brasil. Esse é um evento que vai estimular os debates e a troca de ideias e experiências entre representantes de entidades, empresas e órgãos públicos de várias regiões do Brasil. Serão diferentes visões de smart cities debatidas ao longo desse dia”, diz o empresário Carlos Olsen, presidente da Global Business, que oferece consultoria no desenvolvimento de projetos de internacionalização de empresas entre Europa e Brasil.

A cidade de Florianópolis também apresenta forte ligação com Barcelona, a capital mundial das cidades inteligentes. O Governo de Santa Catarina mantém um acordo de cooperação internacional empresarial, tecnológico e acadêmico com o Governo da Catalunha para o desenvolvimento de soluções de impacto para a qualidade de vida das cidades.

Uma das ações resultantes dessa parceria é a Smart City Week, que levará executivos, empresários e representantes do poder público para o Smart City World Congress, em Barcelona, maior evento de cidades inteligentes do mundo. Entre os dias 10 e 18 de novembro, o grupo também participará de evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e de visitas às empresas Cisco, Indra e Microsoft. A missão é coordenada pelo iCities, com organização da Global Business e planejada por Josep Piqué, da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, sigla em inglês) e presidente da empresa de inovação La Salle Technova de Barcelona.



Conhecendo o Hyperloop

Entre as experiências mais inovadoras que serão apresentadas no Smart City Fórum Floripa destaca-se o projeto do Hyperloop, empresa fundada pelo empresário Elon Musk, com tecnologias de outras empresas do grupo, como Tesla e SpaceX. Ricardo Penzin, diretor de diretor de desenvolvimento de negócios no Brasil da Hyperloop Transportation Technologies, vai mostrar o estágio atual do meio de transporte futurista.


A tecnologia consiste em uma cápsula que viaja em um trilho de alumínio através de um túnel a vácuo e que pode atingir velocidades de até 1.100 km/h. A sucção de ar acontece por meio de painéis solares instalados ao longo de todo o túnel, tornando o meio 100% renovável. Recentemente, a empresa lançou em Toulouse, na França, o protótipo de um Hyperloop que deve entrar em operação comercial em 2019.

Penzin destaca que o Hyperloop – projeto com unidades em 12 países - é um conjunto de tecnologias já existentes com um modelo de negócios ancorado no ser humano. “Possuímos um modelo de negócios que nos permite reunir talentos de todo o mundo no desenvolvimento de uma solução focada no conhecimento do usuário sem exceção. Temos centros de inovação e de pesquisa e desenvolvimento, além de parcerias com universidades que permitem produzir novas inovações para o transporte mundial”, explicou ele.

 

 

Lançamento de livro

Após o encerramento do Fórum, às 18h30min, haverá a sessão de autógrafos do livro “Liderança nos Parques Científicos e Tecnológicos – O caso de Santa Catarina e suas similitudes com a Catalunha”, escrito por Roberto Rogério do Amaral, pós doutor em engenharia e gestão do conhecimento. O livro será lançado durante coquetel oferecido a participantes do Fórum, na própria sede da Softplan.


SERVIÇO


Data: 31/10/2018
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Auditório da Softplan Sapiens Parque
Endereço: Avenida Luiz Boiteux Piazza 2592, Cachoeira do Bom Jesus, 
Florianópolis (SC)
Inscrições: www.smartcityforumfloripa.com


Sobre o iCities
O iCities, empresa especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes do Brasil. Fundada em 2011, seu propósito é desenvolver novas concepções ao desenvolvimento urbano afim de promover uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, baseadas em fatores como sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Tem unidades de negócios relacionadas a eventos, consultorias e soluções smart.


A empresa é responsável por trazer para o Brasil o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, único com a chancela da FIRA Barcelona, que acontece anualmente na capital da Catalunha. A segunda edição tem data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019.