06/12/2018 - Turismo
Inovação de Florianópolis é destaque nacional

foto/divulgação: PMF

1º Prêmio Nacional de Turismo

A Smart Tour Brasil, plataforma que atua na implantação de Rotas Turísticas Inteligentes com uso de Internet das Coisas, ficou entre as três finalistas da categoria Inovação Tecnológica no Turismo do 1º Prêmio Nacional de Turismo, entregue na noite desta quarta-feira, 5, no Rio de Janeiro. A ferramenta faz parte do Programa de Incentivo à Inovação da Lei Municipal de Inovação, a “Lei Rouanet da Inovação”, da Prefeitura de Florianópolis.

 

“Representar Santa Catarina e o Ecossistema de Inovação e Tecnologia de Florianópolis em um evento deste porte é muito motivador e a lei de Incentivo à Inovação de Floripa também tem participação nesse resultado. Por meio da lei, vamos conseguir colocar as rotas turísticas inteligentes em Florianópolis. Os dispositivos serão implantados em vinte dias em mais de 100 pontos turísticos”, afirma Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour Brasil.

 

A plataforma funciona por meio da  instalação de beacons (GPS indoor via BLE até 70 metros) nos atrativos turísticos das Rotas Turísticas Tradicionais. Estas passam a comunicar-se diretamente com o smartphone do turista via bluetooth, repassando conteúdo informativo multi-idioma e assim colhendo dados inéditos no setor turístico.

 

“Desde o início da gestão, o Turismo está unido à Tecnologia, o que gera avanços em ambos os setores. Para nós é motivo de grande orgulho um projeto auxiliado pelo nosso Programa de Incentivo à Inovação conquistar reconhecimento nacional. Temos certeza que a ferramenta vai deixar nosso destino turístico, Florianópolis, ainda mais atrativo”, explica Marcus Rocha, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da capital catarinense.