27/01/2020 - Mobilidade
Momento histórico para a mobilidade em Florianópolis: ônibus na Ponte Hercílio Luz
Momento histórico para a mobilidade em Florianópolis: cronograma de liberação do tráfego de veículos pela Ponte Hercílio Luz iniciou com a linha Ponte Viva

foto/divulgação: Anne Caroline Anderson/PMF

Momento histórico para a mobilidade em Florianópolis: ônibus na Ponte Hercílio Luz

 

A cidade de Florianópolis presenciou na manhã desta segunda-feira, 27/02, mais um momento histórico. Após a reabertura da Ponte Hercílio Luz em dezembro de 2019, agora foi vez do primeiro ônibus passar pela estrutura, após quase três décadas de interdição para veículos. Às 10h, a linha Ponte Viva partiu da plataforma 5 do Terminal Urbano Cidade Florianópolis rumo ao cartão-postal catarinense. O trajeto, somando ida e volta é de aproximadamente 30 minutos. O serviço segue gratuito para a população.


“Este foi mais um marco na história da cidade de Florianópolis. O momento é de reencontro com a própria cidade e devolução dos espaços urbanos para as pessoas”, comentou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. 


Essa primeira passagem de ônibus na Ponte Hercílio Luz contou com passageiros muito especiais. Um deles foi a dona Ana Croscetta, 84 anos que levou seu companheiro Camillo Miliechio, a filha Célia Croscetta Goés, e o genro para aproveitaram a Linha Ponte Viva. Ela é natural de Orleans e veio morar em Florianópolis na década de 60. Segundo ela, nesta época, a Ponte Hercílio Luz era a única ligação Ilha - Continente. “Foi muito emocionante, maravilhoso poder passar pela ponte novamente”, resumiu Ana.


A filha Célia, 63 anos, também tem uma história com a Ponte. “Quando eu era mais nova, eu atravessava a Ponte de bicicleta para namorar, a pessoa que hoje é meu marido. Ele morava no estreito e eu sempre ia para lá. Na época as passarelas eram de madeira ”, contou.


Como a partir do sábado, 1º de fevereiro, o tráfego na Ponte Hercílio Luz (passarelas e pistas de rolamento) serão exclusivas para pedestres e ciclistas nos finais de semana e feriados, a linha 1119 - Ponte Viva não passará pela ponte, mas seguirá o itinerário que vinha sendo feito, como ponto final na Rua Felipe Schmidt, próximo ao Ipuf.


“Iniciou hoje, uma nova fase do transporte coletivo na cidade de Florianópolis e a região metropolitana. O uso da Ponte Hercílio Luz passa a ser integrada gradativamente no cotidiano de milhares de pessoas, como importante via de conexão e baseada em um pensar mais sustentável para as infraestruturas urbanas. Soma-se a esse momento, os primeiros corredores de transporte coletivo intraurbanos que estão sendo implantados pela atual gestão municipal” conclui o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann. 


Rota do Ponte Viva 


 A nova rota, que conta com a Ponte Hercílio Luz, ficou definida da seguinte forma: Terminal Urbano Cidade Florianópolis, Praça XV de Novembro, Rua dos Ilhéus, Rua Visconde de Ouro Preto, Praça Getúlio Vargas, Avenida Rio Branco, Rua Felipe Schmidt, Ponte Hercílio Luz, Avenida Governador Ivo Silveira, Rua General Eurico Gaspar Dutra, Rua Quatorze de Julho, e retorna pela Ponte Hercílio Luz, Rua Felipe Schmidt, Avenida Beira-Mar Norte, Avenida Gama D’Eça, Avenida Osmar Cunha, Rua Jerônimo Coelho, Rua Tenente Silveira, Rua Pedro Ivo, Avenida Paulo Fontes e retorno ao Terminal Urbano Cidade Florianópolis.


Ipuf realizou teste comparativo de espaço


Ainda nesta manhã, uma iniciativa coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis, realizou uma simulação na Ponte Hercílio Luz por meio de fotos comparativas do espaço ocupado por diferentes modais de transporte com o mesmo número de pessoas, como parte do Programa Ponte Viva. O objetivo era comparar a eficiência da ocupação dos diferentes modos de transporte com o mesmo número de pessoas em ônibus, carros, bicicletas e pedestres.


As fotos demonstram mostram pessoas a pé, de bicicleta, ônibus e de automóvel. As 42 pessoas representam a capacidade total de um ônibus com passageiros sentados.


A mesma quantidade de pessoas foi fotografada em bicicletas e a pé. Já para demonstrar o transporte de 42 passageiros de carro, foram utilizados 32 automóveis, uma vez que cada veículo transporta em média 1,29 pessoas, de acordo com os dados do PLAMUS (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis). 


O objetivo desta ação é debater a ocupação mais eficiente do espaço urbano e da Ponte Hercílio Luz. Para medir a eficiência real dos modos de transporte, segundo a Prefeitura, é necessário avaliar não o número de veículos que cruza as pontes, mas a quantidade de pessoas transportadas por estes. 


A atividade faz parte do “Programa Ponte Viva: Hercílio Luz Para as Pessoas”, que traz a visão estratégica para o uso integrado da Ponte Hercílio Luz, não apenas na mobilidade urbana, mas também em turismo, patrimônio, cultura, esporte e lazer.  A Prefeitura de Florianópolis já decretou que a ponte será somente para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e veículos oficiais e de emergência nos dias úteis e exclusiva para pedestres e ciclistas nos finais de semana.