11/06/2020 - Saúde
CORONAVIRUS | 1,5 mil colaboradores do transporte coletivo de Florianópolis serão testados

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

CORONAVIRUS | 1,5 mil colaboradores do transporte coletivo de Florianópolis serão testados

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, informa que amanhã, sexta-feira, 12/06, serão feitos os testes da Civid-19 em todos os 1,5 mil colaboradores que vão atuar no retorno do transporte coletivo em Florianópolis. A testagem ocorrerá das 8h às 18h em quatro terminais de ônibus: Terminal Integrado do Centro (Ticen), da Trindade (Titri), de Canasvieiras (Tican) e do Rio Tavares (Tirio). Serão testados todos os trabalhadores que atuam no atendimento direto ao público: motoristas, cobradores, fiscais, atendimento no setor de vendas e área de limpeza. 

 

O tipo de teste será o de biologia molecular, conhecido como PCR, ideal para testagem e identificação da Covid-19 mesmo que ainda estejam no estágio inicial da doença. De acordo com os critérios clínicos, O PCR é um teste de biologia molecular que detecta a Covid-19 através da identificação do material genético do Coronavírus. A aplicação do mesmo é feita por meio de um cotonete na garganta do paciente. Após a coleta, o material é congelado a menos de 70 graus, é acondicionado é enviado para o laboratório para análise.

 

A testagem será feita em conformidade com o que determina o decreto municipal que, entre outros itens, estabeleceu essa medida como um dos critérios obrigatórios para autorização do retorno da operação do transporte coletivo. O Consórcio Fênix, que realiza essa operação, ficou responsável pela contratação da empresa que fará a testagem e análise dos diagnósticos. A validação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, que atestou a capacidade técnica da mesma.

 

Serviço

O quê: Testagem da Covid-19 em todos os trabalhadores do transporte coletivo;

Quando: Sexta-feira, 12 de junho. das 8h às 18h;

Onde: Ticen, Titri, Tican e Tirio.