13/07/2018 - Mobilidade
Lançado edital de serviço de locação de bicicletas compartilhadas
Projeto Floribike será executado por empresa privada e sem recurso público

foto/divulgação: PMF

Edital de serviço

A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta quinta-feira, 12 de julho, o edital para empresas interessadas em oferecer o serviço de locação de bicicletas compartilhadas. O edital foi estudado por técnicos do município para que fosse mais atrativo para empresas interessadas em explorar o serviço na cidade, já que administrações anteriores já haviam tentado licitar o objeto e não houve interessados.

Agora, quem vencer o processo licitatório na modalidade concorrência, tipo técnica e preço, vai poder utilizar toda a estrutura de estações e bicicletas, por exemplo, para fazer publicidade.  O edital salienta que a concessão da exploração deste serviço de transporte - tido como o de menor emissão de carbono, e, portanto, uma solução sustentável - abrange a execução de serviços de implantação, manutenção, operação e melhorias da referida atividade, compreendendo pontos de aluguel, estações, suportes e bicicletas.

 

Implantação

O projeto prevê, em um primeiro momento, a implantação de 25 estações, 15 voltadas ao público adulto, e 10 mistas, para serem compartilhadas por adultos e crianças. Ao todo serão 300 bicicletas, 250 para uso adulto e 50 infantis. Cada estação, por sua vez, contará com, no mínimo, 10 bicicletas e 15 suportes para “estacionamentos” dos veículos.

A ideia é que, inicialmente, três áreas da cidade sejam contempladas com o serviço: a região central e a Bacia do Itacorubi (abrangendo os bairros Santa Mônica, Itacorubi, Córrego Grande e Trindade), Beira-Mar Continental e Coqueiros.

Empresas interessadas em participar do processo licitatório aberto têm até às 13h50 do dia 28 de agosto para apresentar suas propostas, sendo que os envelopes serão abertos às 14h do mesmo dia.