09/03/2021 - Transportes
Linhas extras de ônibus podem ser rastreadas por app Floripa no Ponto
Mais de 14 mil viagens nesta modalidade foram realizadas desde o início da pandemia

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Desde o início da pandemia em Florianópolis, em março de 2020, foram realizadas 14.107 viagens extras, até dia 8 de março de 2021.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano, está seguindo a restrição de 50% de lotação no transporte coletivo da Capital. Diante disso, algumas linhas que possuem maior público em determinados horários exigem viagens extras para que a capacidade se mantenha dentro da metade dos passageiros. As linhas extras não aparecem no quadro de horários, mas podem ser rastreadas pelo aplicativo Floripa no Ponto.
 
As viagens são acompanhadas pelo Centro de Controle Operacional e todos os veículos possuem câmera e sistema de aviso, em que o motorista alerta a central para a necessidade de suporte por um veículo extra.
 
O uso do aplicativo para acompanhar as viagens extras de ônibus é recomendado, pois isso permitirá que os passageiros embarquem no transporte de forma segura em um veículo que faz viagem no intervalo de horários. Desde o início da pandemia do novo Coronavírus em Florianópolis, em março de 2020, foram realizadas 14.107 viagens extras, até dia 8 de março de 2021.
 
O secretário municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, reforça que a ação é uma alternativa para garantir a segurança sanitária dos passageiros. “As linhas não estão em quadro de horário porque vamos atender a necessidade do público conforme o horário e linhas que sejam de maior movimentação, conseguindo, assim, um atendimento mais efetivo às demandas.”