03/06/2019 - Turismo
Prefeitura de Florianópolis apoia iniciativas nacionais na área da gastronomia

foto/divulgação: Divulgação

Comida di Buteco

Valorização da gastronomia local, estímulo a movimentação da economia, geração de empregos e renda são os principais objetivos de iniciativas apoiadas pela Prefeitura de Florianópolis neste ano. Essas ações têm inserido a Capital no radar e no roteiro de importantes concursos e festivais.


“Florianópolis é cidade criativa da Gastronomia pela Unesco justamente por ser diferenciada, com muita variedade e qualidade. Ao apoiar ações como essa, reforça o protagonismo da nossa culinária no cenário local e nacional,” afirma o superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinícius de Luca.


Comida di Buteco


O Comida di Buteco é um exemplo dessas iniciativas. O concurso é realizado há 20 anos para eleger o melhor boteco do país. O objetivo é valorizar a cozinha raiz dos botecos, por meio de uma competição que envolve consumidores e júri especializado.  Os estabelecimentos participantes são selecionados com um ano de antecedência é criam um petisco para participar. Mais informações podem ser acessadas no site: www.comidadibuteco.com.br/florianopolis. Ao todo, 21 cidades participam da competição: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiás, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo, Uberlândia e Vale do Aço.


O vencedor da etapa regional da 20ª edição do Comida di Buteco será conhecido na próxima terça-feira, 4, a partir das 19h, no s7 Coworking. Ao todo, 16 estabelecimentos de Florianópolis concorrem nessa fase. O campeão vai disputar a etapa nacional dia 15 de julho contra os vencedores de outras 20 cidades brasileiras. O concurso é promovido pela Comida di Buteco Produções e conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência de Turismo. Em 2018, 600 botecos participaram da saborosa disputa. 


Festival Brasil Sabor


O evento movimenta restaurantes em todos os cantos do país e neste ano traz o conceito ‘Original do Brasil’, dando ênfase aos ingredientes e pratos locais. A 14ª edição do festival acontece até 9 de junho com a participação de  57 restaurantes. Os pratos e dias das promoções estão disponíveis no portal www.abrasel.online.  Além do festival, a edição deste ano contará com o concurso gastronômico, de caráter opcional. Para participar, o restaurante deve preparar pratos novos para o evento. O voto será feito de forma digital, feito pelo consumidor final, no aplicativo da Abrasel.


Como incentivo, haverá QR Code nos materiais do Brasil Sabor distribuídos nos restaurantes e o consumidor poderá acessar o aplicativo da Abrasel para atribuir notas aos pratos. O prato que obtiver a melhor nota receberá a premiação, entregue ao final do evento. O consumidor também poderá concorrer a prêmios. Ao participar do Brasil Sabor receberá um passaporte digital e colecionará selos. A partir de três restaurantes visitados (o que corresponde a três selos digitais), já estará concorrendo. Além da Prefeitura de Florianópolis, o evento conta com o patrocínio da TAF, Qualimax e Kero Côco, da Baia Norte, Copal e Spaço Inox.


“Queremos enfatizar a criação de novas receitas para o festival, e não simplesmente um desconto”, explica Rafael Dabdab, presidente da Abrasel em Santa Catarina.


galeria de imagens