20/07/2018 - Turismo
Floripa é única na Bandeira Azul em todas as categorias
A capital catarinense já apresenta os títulos conquistados no ano anterior e agora busca renovação

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Bandeira Azul

Três candidatos da capital catarinense foram aprovados pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul à certificação Bandeira Azul para a temporada 2018/2019. São eles: Lagoa do Peri, na categoria Praias, Iate Clube de Santa Catarina, na categoria Marinas, e Água Viva Mergulho, na categoria Embarcações de Turismo Sustentável. Toda a documentação foi encaminhada ao Júri Internacional, que se reunirá em setembro em Copenhagen para definir os vencedores. O resultado final será divulgado em outubro.

“Florianópolis é o único município que apresenta as três modalidades e este ano busca a renovação delas. A possibilidade de ganharmos é grande, pois, pelo que acompanhamos, os candidatos têm cumprido os requisitos exigidos. Isso só reforça a preocupação da nossa cidade com a natureza e com a qualidade do que é oferecido nessas categorias. Ter o selo Bandeira Azul é estar inserido num seleto grupo, que gera visibilidade e atrai turistas internacionais”, afirma o superintendente de Turismo, Vinicius de Lucca Filho.


Iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental), o Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a proteção do meio ambiente, contando com o apoio de diversas instituições internacionais. O título é concedido àqueles que cumprem, mundo afora, critérios relacionados à gestão ambiental, qualificação da infraestrutura e segurança.


“Bandeira Azul é o maior selo sustentável internacional de praias, marinas e barco de turismo. Um marketing mundial sem precedentes para quem o conquista. Existe um turismo náutico qualificado que só procura lugares Bandeira Azul.”, destaca Michele Castilho Henrique, diretora de Turismo e Eventos da Acatmar Associação Náutica.


Única embarcação turística com o selo no Brasil

 

A Água Viva Mergulho é a única brasileira a conquistar a Bandeira Azul na categoria Embarcações de Turismo Sustentável. “Tentamos mudar hábitos diariamente para mais saudáveis e fomentar a consciência e educação ambiental. Com essa conquista, queremos sensibilizar o público e outras empresas a preservar a natureza, as praias, o mar, os animais marinhos e o cumprimento da legislação ambiental. Queremos contribuir para que Florianópolis seja sinônimo de praias limpas, seguras e acessíveis”, explica Bianca Silva, sócia-proprietária da Água Viva Mergulho.


Sobre a Bandeira Azul

 

Considerada a mais importante da categoria em todo o mundo, a Bandeira Azul é atribuída anualmente por uma ONG às praias, marinas e embarcações de turismo sustentável que atendem um conjunto de requisitos socioambientais, entre eles limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável.

 

Para ser certificada, o candidato deve passar por três instâncias de avaliação, começando pelo operador nacional do programa, que encaminha a inscrição para o júri nacional e, finalmente, o júri internacional. No Brasil, o programa é operado, desde 2004, pelo Instituto Ambientes em Rede, de Florianópolis.