03/01/2020 - Turismo
Ponte Hercílio Luz é incluída na Rota Turística Inteligente
A plataforma online de mapeamento de pontos turísticos do aplicativo Tag City une tecnologia na geração de dados para o turismo. A plataforma online de mapeamento de pontos turísticos do aplicativo Tag City une tecnologia na geração de dados para o turismo.

foto/divulgação: Ponte Hercílio Luz é incluída na Rota Turística Inteligente de Florianópolis

Ponte Hercílio Luz é incluída na Rota Turística Inteligente de Florianópolis

 

Quem visita a Ponte Hercílio Luz pode contar agora com uma alternativa tecnológica para obter informações sobre o cartão-postal recém inaugurado. É que o ponto turístico acaba de ser incluído no app Tag City que ao disponibilizar a Rota Turística Inteligente de Florianópolis, oferece conteúdo gratuito para os usuários conectados. Para receber o conteúdo no aparelho celular, basta fazer o download gratuitamente do App TagCity, se cadastrar e deixar o bluetooth ativado ao se aproximar da Ponte Hercílio Luz.


A iniciativa é possível graças aos pequenos dispositivos, chamados de beacons, que estão distribuídos no entorno da Ponte Hercílio Luz e que são responsáveis por repassar conteúdo informativo sobre a história do ponto turístico diretamente no celular do visitante via bluetooth, integrando desta forma outros 100 atrativos em Florianópolis que utilizam a tecnologia de Internet of Things (Internet das Coisas) ou IoT para comunicação com o visitante. Através desta ação é possível fazer um monitoramento do fluxo turístico na Ponte Hercílio Luz em tempo real. O visitante pode também deixar sua opinião respondendo a Pesquisa de Demanda Turística que também é entregue no smartphone e com isso auxiliando a Secretaria de Turismo a entender melhor os visitantes da cidade.


“Essa relação entre tecnologia e turismo, os dois principais setores da economia da cidade, é fundamental para avançarmos cada vez mais no desenvolvimento da cidade,” afirma o Superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius De Luca.


A iniciativa é desenvolvida pela startup  Smart Tour Brasil e já foi premiada por dois anos consecutivos no Prêmio Nacional de Turismo, sendo a vencedora em 2019 na categoria Tecnologia no Turismo. A plataforma foi um dos primeiros projetos aprovados via lei de Incentivo à Inovação de Florianópolis, aplicada pela Superintendência de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Florianópolis. A plataforma online de mapeamento de pontos turísticos do aplicativo Tag City une tecnologia na geração de dados para o turismo e está presente em diversas cidades de Santa Catarina. A Smart Tour Brasil é uma startup de base tecnológica sediada em Florianópolis e é parceira da Prefeitura de Florianópolis na geração de dados por meio de tecnologia para o fomento do turismo na Capital.