15/05/2019 - Tecnologia
Urbantechs do Living Lab apresentam soluções em evento na ACATE

foto/divulgação: Anne Caroline Anderson/PMF

Urbantechs do Living Lab apresentam soluções em evento na ACATE

 

O Acate Downtown recebeu na última terça-feira, 13, o 95º encontro da Vertical Conectividade & Cloud, junto da apresentação de pitches das startups selecionadas para o Living Lab. O evento contou com a presença de Diego Brites Ramos, diretor da Vertical, e Thaís Nahas, coordenadora do Living Lab Florianópolis e diretora de Negócios Inovadores na Prefeitura de Florianópolis. Oito das dez startups selecionadas pelo programa estiveram presentes para compartilhar seus cases e prospectar parcerias e investimentos, por meio de networking. 


O Living Lab é uma iniciativa da Rede de Inovação de Florianópolis e executado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), e visa promover a cultura de inovação entre os cidadãos, aproximá-los de novas tecnologias e, com isso, estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico voltados à solução de desafios urbanos, gerando benefícios para a sociedade. “O objetivo do programa é aproximar as startups do seu público-alvo, oferecendo a oportunidade de testarem e validarem os produtos em ambiente urbano. Essa troca de conhecimento e informação neste modelo de evento fortalece as empresas, o ecossistema de inovação de Florianópolis e abre portas para novos negócios nesse segmento”, explica Thaís Nahas, coordenadora do Living Lab. 


Hoje, existem cerca de dez órgãos estaduais e municipais envolvidos no programa, dentre eles o Governo do Estado de Santa Catarina, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBPM) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

“O  evento foi uma oportunidade de apresentar as soluções participantes deste primeiro edital, bem como os resultados dos testes e indicadores do programa até o momento. Além disso, foi um evento de conexão com o mercado, que gerou oportunidades de parcerias e negócios”, afirma  Diego Brites Ramos, diretor da Vertical Conectividade & Cloud da ACATE. 


Durante o evento, cada startup teve cinco minutos para se apresentar e outros dois para responder perguntas da plateia. 


Quendu: Desenvolve controle de acesso conectado, baseado em IoT. A parceria com a startup Hauseful resultou no “Smartbox”. A solução mantém as chaves em segurança e em pontos estratégicos da cidade, oferecendo acesso a pessoas cadastradas. O sistema seleciona quem irá apresentar os imóveis pelo cruzamento de sua localização geográfica e o posicionamento das Smartboxes, reduzindo custos da imobiliária, desgaste do colaborador e facilita a mobilidade urbana.


Smart Homes: a startup desenvolveu uma solução que integra as centrais de incêndio de condomínios com o sistema e-193 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, oferecendo automação residencial e predial para monitorar incêndios e notificar autoridades. 


WiFeed: A plataforma de mídia que veicula anúncios através do Wi-Fi. Possibilitam a captação de dados e informações dos clientes e monetizam o Wi-Fi por meio de ações de marcas anunciantes que buscam um novo formato de mídia em ambientes físicos.


ParticipAct/Fundação UDESC: desenvolve uma  plataforma colaborativa para participação cidadã. O objetivo é explorar as tecnologias de informação e comunicação para a manifestação do cidadão, além de estruturar grandes bancos de dados, auxiliando no desenvolvimento de cidades inteligentes, tornando a gestão eficiente, participativa e transparente.

 

Sigmais: a empresa tem foco na produção de soluções na área de internet das coisas. Tem duas soluções na área de mobilidade. Um sensor que monitora as vagas disponíveis para estacionamento e indica ao usuário, por aplicativo, os locais vagos. A segunda solução promove um monitoramento de tráfego, possibilitando a aquisição de informações sobre o fluxo de veículos remotamente através da plataforma de IoT SigSystem.


Mobilis: a startup desenvolve soluções para mobilidade inteligente. Seu primeiro lançamento, o veículo elétrico Li, atende o nicho de veículos de vizinhança e está na fase de testes para homologação da versão de rua. Atualmente está desenvolvendo um piloto de veículo elétrico para a frota de ronda da Guarda Municipal de Florianópolis.


Manejebem: a empresa desenvolve uma rede social para agricultores, especialistas e demais interessados na produção de alimentos, em áreas urbanas e rurais. O objetivo do trabalho é difundir a agricultura sustentável por meio de plataformas digitais e contribuir para conexão da cadeia produtiva de alimentos. 


Runclub: a plataforma desenvolvida pela startup oferece duas soluções: estrutura de assessoria esportiva para os corredores de rua antes, durante e depois de corridas (como massagem e água, por exemplo). A segunda solução procura oferecer hospedagens com experiência para corredores de rua em situações de viagem, fomentando o turismo de corrida.