19/09/2019 - Desenvolvimento
Programa Salto: Aceleradora de MEIs é lançado na Capital

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Programa Salto: Aceleradora de MEIs é lançado na Capital

Cerca de 300 pessoas acompanharam o lançamento oficial do programa Salto: Aceleradora de MEIs na noite desta quarta-feira, 18, em Florianópolis. A iniciativa da Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico e Social vai levar capacitação na área de negócios para duas turmas de microempreendedores individuais da Capital. O projeto da aceleradora conta com apoio do Cidade Empreendedora do Sebrae/SC e rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, Somar Floripa.


O Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, falou sobre o programa. “Dar apoio ao microempreendedor é fomentar o desenvolvimento econômico da cidade e é importante que a administração municipal invista nisso. Muitas vezes, os empreendedores focam na questão financeira do negócio e não consegue buscar capacitação para o crescimento do seu negócio,” afirmou.


A metodologia da capacitação que a aceleradora vai oferecer, aborda três “saltos” essenciais para o negócio: alinhamento do propósito pessoal com o produto ou serviço, foco no negócio e o último, crescimento da empresa. O microempreendedor individual Gustavo Varela atua na área de gráfica e é um dos cases de sucesso do programa implantado na cidade de Palhoça. Ele conta que fracassou ao criar o primeiro empreendimento. Quando criou o segundo, participou da aceleradora. Após participação na iniciativa, aplicou os conhecimentos e seu negócio alcançou um crescimento de 300%. “O programa foi como se fosse o adubo que eu precisava para fortalecer o meu negócio e para consolidá-lo no mercado,” contou.


Serão 11 encontros de mentoria para cada grupo, no Sebrae, na Avenida Rio Branco, 611, Centro. Os inscritos participarão de diversas oficinas e labs, onde aprenderão mais sobre o seu próprio negócio e trocar conhecimentos com os demais.

 
“Missão, empenho e inovação. Que esse seja o propósito de cada participante. Essa iniciativa é inovadora pois vai estimular o ‘pensar fora da caixa’ de cada empreendedor para que o mesmo desenvolva o seu negócio“ explica o Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis, Thiago Chaves.


A metodologia Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda metodologia é adaptada ao Microempreendedor Individual, e visa acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas, que dentro dessa iniciativa são chamadas de “saltos”. Os saltos possuem os seguintes temas: foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor, foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio) e foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas. 

"A Prefeitura tem a missão de promover os empreendedores individuais ao nível de micro e pequenas empresas, reduzindo a mortalidade das empresas e incrementando os empregos na cidade", finaliza Juliano Pires, Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da capital.


MEIs em Santa Catarina


De acordo com dados do Portal do Empreendedor do Ministério da Economia, estão registradas em Florianópolis, cerca de 36 mil empresas desse tipo. Em Santa Catarina, são mais de 330 mil MEIs registrados em Santa Catarina. Estabelecida em 2008 pelo governo federal, esta figura jurídica criada para formalizar quem trabalha por conta própria já foi adotada por mais de 8 milhões de pessoas em todo país.



galeria de imagens