05/12/2019 - Turismo
Startups recebem Prêmio Nacional de Turismo

foto/divulgação: Divulgação

Startups recebem Prêmio Nacional de Turismo

Duas startups parceiras da Prefeitura de Florianópolis foram premiadas na edição 2019 do Prêmio Nacional de Turismo. O evento foi realizado na última quarta-feira-feira, 4, em Belo Horizonte-MG. A Reviewr, especializada em gestão de avaliações e reputação online de empresas venceu na categoria Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo; e a Smart Tour  recebeu a homenagem na categoria Tecnologia no Turismo com a solução Smart Survey: Pesquisa de Demanda Turística via utilização de Internet das Coisas.
As duas empresas fornecem suas plataformas de dados de forma gratuita para a administração municipal, que por sua vez, utiliza para a geração de dados relacionadas ao segmento do turismo na Capital.


 “O prêmio é um grande reconhecimento a empresas e profissionais que se destacam. Os catarinenses foram muito bem, sobretudo os florianopolitanos. Essa relação tecnologia e turismo, os dois principais setores da economia da cidade, é fundamental para avançarmos cada vez mais. explica o Superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius De Luca.

Conheça as startups e as soluções oferecidas
Em abril deste ano, a startup Reviewr firmou uma parceria com a administração municipal, o que possibilitou a cessão do software da empresa para o monitoramento online de mais de 30 pontos turísticos da Capital. A plataforma coleta e reúne todas as avaliações feitas pelos visitantes nos principais sites de reviews como: TripAdvisor, Google, Booking e até no Facebook. Com o monitoramento e identificação das necessidades dos viajantes por meio dessas avaliações, a iniciativa proporciona ao poder público municipal, a identificação e panorama real das necessidades dos visitantes e auxiliam nas tomadas de decisão relacionadas ao turismo. Em breve a empresa vai ampliar o monitoramento de mais pontos turísticos e vai passar a englobar também, a área da gastronomia, hotelaria, comércio e infraestrutura.


Com o uso de Internet das Coisas, por meio de beacons, (dispositivos de localização que se comunicam por bluetooth com os smartphones), a plataforma Smart Tour Brasil fornece informações turísticas multi-idiomas por proximidade do usuário ao atrativo turístico onde o beacon está instalado. O acesso pelos turistas a essas informações, geram dados em tempo real como: número de visitantes em determinado local e dias da semana de maior fluxo, por exemplo. Desta forma é criado um mapa turístico em tempo real da região. Com os dados é feita uma pesquisa relacionada a demanda do segmento de forma prática e de baixo custo.  Para a gestão pública, as informações geradas por meio do aplicativo se tornam uma importante ferramenta para tomada de decisões mais rápidas e eficientes e de auxílio na implantação de políticas públicas e ações efetivas para o setor.