16/12/2019 - Turismo
Praias acessíveis garantem inclusão social

foto/divulgação: Anne Caroline Anderson/PMF

Até o Antônio se rendeu a um banho na imensidão do mar.

A temporada de verão acaba de iniciar oficialmente, neste domingo, 15, em Florianópolis. Os turistas estão começando a chegar e quem é morador, já está aproveitando os dias mais longos e quentes para curtir as praias. Mas tem uma turma bem especial que novamente, com o segundo ano de funcionamento do programa Dax um banho, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis, também poderá tomar um banho de mar: são os cadeirantes, que por meio do programa Dax um Banho, resultado de uma parceria da administração municipal, Aflodef e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, terão a opção de requisitar o serviço sempre que quiserem ir á praia.


A Márcia Machado dos Santos, 40 anos, é uma dessas pessoas. Ela sempre utiliza o programa Porta a Porta, serviço de transporte que leva cadeirantes para realização de diversas atividades de saúde, educação e lazer. Mas esta semana ela aproveitou para passar uma manhã na praia dos Ingleses. Foi a primeira vez que ela utilizou esse serviço para aproveitar uma das praias acessíveis de Florianópolis. “Quando eu vinha com as minha irmãs, eu ficava sempre no raso, mas com essa cadeira é diferente né,” disse Márcia.


Ela aproveitou o banho de mar graças a uma das cadeiras anfíbias, como são chamadas as cadeiras específicas para passar pela areia até chegar no mar. ’Eu pretendo vir mais vezes. E muito bom vir à praia me divertir. A água estava geladinha mas estava boa. Quando entro no mar, eu sinto uma sensação de alívio, felicidade, não sei explicar, é muito bom,” afirmou Márcia, empolgada.


Assim como Márcia, Antônio Castorino, também cadeirante, teve a oportunidade de tomar um banho de mar. A seriedade do vendedor de 52 anos ficou menos evidente após o encontro com a imensidão azul do mar. “É ótimo, maravilhoso. Me sinto legal, leve. Eu acho que isso significa tudo, porque a gente vê os outros tomarem banho e não pode ir para água. É bom né. É um projeto que ajuda quem tem deficiência né,” finaliza Antônio.


O “Dax um Banho” é resultado de um trabalho em conjunto. Por meio de um convênio entre a Prefeitura de Florianópolis e Aflodef (programa Porta a Porta) os cadeirantes são transportados até uma das praias acessíveis, onde os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizam o atendimento aos cadeirantes. Os profissionais prestam o suporte durante todo o tempo que o cadeirante permanece no mar. A lista das praias acessíveis podem ser consultadas pelo aplicativo Praia Segura, disponível para Android e iOS.


galeria de imagens