Polo UAB Florianópolis

11/12/2018 - Educação
TCC sobre tecnologia digital na educação física é desenvolvido
Curso de especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino foi oferecido pelo Polo UAB Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Josiane Guimarães

Os acadêmicos da Especialização a Distância em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, oferecida pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Florianópolis, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), concluíram a última etapa do curso com as apresentações de artigos de TCC. Dez pesquisas foram socializadas com a comunidade educativa em formato de oficinas e relatos de experiências. O evento ocorreu no mês de novembro nas dependências do Polo UAB.

 

A educadora física Josiane Guimarães possui um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e desenvolveu o trabalho “Tecnologia Digital na Prática Docente de Educação Física”, para a conclusão do curso de especialização. O objetivo da pesquisa descritiva, qualitativa e de campo foi analisar a utilização das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de professores de educação física.

 

A pesquisa foi composta por cinco professores de educação física recém-formados na Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados foram coletados a partir de um questionário com sete questões semiestruturadas, aplicado e respondido on-line. Os resultados evidenciaram que os professores pesquisados utilizam de seu prévio conhecimento teórico e prático para trabalhar com as tecnologias digitais nas aulas de educação física. As aulas têm o objetivo de formar cidadãos conscientes, autônomos, críticos e criativos. Usufruir das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas trouxe avanços para os estudantes e possibilidades para os docentes.